Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A programação da Prefeitura de Palmas na Semana Nacional do Trânsito segue a todo vapor. Nesta quarta-feira, 21, a partir das 14h, será a vez da Universidade da Maturidade - UMA, fazer parte das atividades. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes terá uma tarde completa junto à instituição e vai apresentar o Projeto Vida no Trânsito, a Campanha Eu Me Comprometo e ainda lançar o Projeto Maturidade no Trânsito.

Um dos maiores trunfos pretendidos pelo Projeto Maturidade no TrânsitoProjeto Maturidade no Trânsito é o envolvimento dos idosos na reflexão quanto aos impactos da violência nas vias públicas, estimulando-os ao comprometimento positivo por medidas que contribuam com a redução dos números de acidentes.

Em Palmas, os óbitos envolvendo os idosos se deram em maior número pelas causas externas, mais precisamente em acidentes de trânsito e quedas. Do total de 40 óbitos entre os 2008 a 2010, 21 foram por acidentes de transportes e quedas, conforme dados do Sistema de Informação de Mortalidade - SIM.

Programação

Às 14h - Abertura do evento com fala das autoridades presentes – Samuel Bonilha, secretário Municipal de Saúde; Cel. Benvindo, secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes; representante da UMA.

Às 14h20 - Apresentação do Projeto Vida no Trânsito, por Marta Malheiros, presidente da Comissão Local do PVT; Às 14h50 - Apresentação Projeto Maturidade no Trânsito, por Valéria, do Núcleo de Prevenção a Violência e Acidentes.

Às 15h5 – Atividade Laboral, com Tieme, da Coordenação de Promoção a Saúde. Às 15h15 – Intervalo.

Às 15h30 – Apresentação da Campanha Eu Me Comprometo, com dinâmica do comprometimento, com a Agente Sylvia Gondim e o Agente de Trânsito Mário Franco.

Às 16h - Pacto da UMA com o Projeto Vida no Trânsito, sob coordenação de Cleijane Sales, da Gerência de Educação Para o Trânsito.

Às 16h30 – Orientações sobre a confecção e uso da carteirinha dos idosos, por Manuel Messias, Superintendente de Trânsito e Transportes.

Às 16h40 – Encerramento da solenidade com a Banda Mirim da GMP, sob regência do Guarda Metropolitano de Palmas CB Renison. (Ascop)