A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, recebeu novos equipamentos de fiscalização eletrônica na tarde desta terça-feira, 11. Foram entregues aos agentes de trânsito, pelo titular da pasta, Claudemir Portugal, um radar móvel tipo pistola e cinco talonários eletrônicos de emissão de multas.
O talonário eletrônico é um dispositivo portátil informatizado que será usado nas ruas pelos agentes de trânsito, substituindo com vantagens o tradicional talão impresso de multas.
O secretário, Claudemir Portugal, destaca as vantagens do equipamento. “Sua praticidade, aliada a múltiplas funcionalidades, otimiza o processamento dos dados e permitem um melhor gerenciamento operacional do trânsito”, enfatizou o secretário.
Após passar por um treinamento com aulas teóricas e práticas, os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito estarão utilizando talonários eletrônicos para autuar os condutores infratores. “Eles estarão preparados para utilizar os talonários eletrônicos nas ruas utilizando a tecnologia a nosso favor”, acrescentou Alexandre Guerreiro, superintendente de Trânsito.
Outra vantagem apontada pelos técnicos em relação ao novo equipamento é a redução no tempo necessário para lavrar uma multa, uma vez que a maior parte dos dados sobre o veículo já está em um banco de dados em sua memória. “O tempo que um colega levou para preencher um auto de infração à mão, com o novo equipamento eletrônico eu emiti cinco autos de infrações”, destacou.
Segundo Cesar Augusto de Araújo, representante da empresa fornecedora dos equipamentos, a nova tecnologia irá facilitar o processamento dos autos . “Com isso, o trabalho que anteriormente era feito de forma manual terá mais agilidade, pois elimina toda a papelada, uma vez que o processamento é totalmente eletrônico”, declarou.
Os novos equipamentos fazem parte da modernização da secretaria prevista no Projeto Vida no Trânsito e da parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). (Secom Palmas)