Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Uma caravana com mais de 100 pessoas está prevista para sair de Palmas no fim da tarde desta segunda, 3, rumo a Brasília para participar da Jornada de Lutas pela Moradia. Três ônibus já foram mobilizados para levar a comitiva palmense. A viagem foi debatida durante plenária realizada na noite da última sexta, 30, na quadra 605 Norte, de onde definidos os delegados para o evento. A reunião contou com a participação de mais de 100 famílias da região norte da capital e foi organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança da 605 Norte em conjunto com a Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (Facomto).

Além das famílias, estavam presentes na plenária Veneranda de Oliveira Elias, presidente da Facomto e diretora do Conselho Nacional de Associações de Moradores (Conam), Erivelton da Silva Santos, presidente do Conselho Comunitário de Segurança da 605 Norte, Milne Freitas, chefe de gabinete da deputada Amália Santana (PT), dentre outras lideranças da região. “As causas das minorias são prioridade do mandato da deputada Amália e sempre terão o seu apoio”, afirmou Freitas, que na reunião representou a parlamentar.

A comitiva leva na mala uma pauta com diversos pontos para serem debatidos em Brasília, dentre os quais estão: a retomada da construção do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, apoio à PEC 285 da Moradia, que prevê destinação de 2% do orçamento para habitação popular, o fortalecimento e desburocratização do Programa de Moradia em parceria com as entidades populares, destinação de terras públicas para Habitação Popular, o fim dos despejos em decorrência dos mega-projetos e mega-eventos Urbanos.

A Plenária, além da discussão da viagem a Brasília também serviu para animar os presentes a fazer a luta pelo direito de morar dignamente. “Ao chegarmos de Brasília fica o compromisso de retomarmos a discussão com os sem teto de Palmas para colocarmos na pauta da prefeitura de Palmas e do governo do estado à necessidade de abertura de novos loteamentos que contemplem as famílias de baixa renda”, relatou o líder Erivelton Santos. (Ascom Amália Santana)