Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Na manhã desta segunda-feira, 3, um dos petistas históricos do Tocantins anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Luis José Simão de Barros informou, através de nota à imprensa, que tomou a decisão por conta de uma situação interna que não dava mais para sustentar.

Luis de Barros que eraassessor técnico de planejamentoda Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp),em seu comunicado frisouque irá protocolar seu pedido de desfiliação junto à comissão provisória do partido e no Juizado Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral de Palmas ainda hoje. “Infelizmente, nos últimos dias não conseguimos colocar em prática tudo aquilo que sempre nos pautou, ou seja, uma discussão democrática, respeitando acima de tudo o desejo de uma maioria e de todos os companheiros que sempre somaram para que chegássemos onde estamos hoje”, disse.

Na nota, Barros afirma que o PT no Tocantins hoje não é mais aquele projetado pelos membros durante os 30 anos de história do partido. “O PT do Tocantins de hoje tem pouco a ver com o sonho da sua criação, e não é senão um partido a mais”.

O agora ex-membro do PT, que fazia parte da tendência Construindo Novo Brasil (CNB), mesma do presidente regional da legenda, Donizeti Nogueira, não antecipou ainda para qual partido pretende seguir. Mas deixou claro que não sairá do cenário político tocantinense. “Nada melhor que buscar, a partir de agora, uma agremiação política que possa nos oferecer a oportunidade de exercer de forma democrática o livre diálogo e a obtenção do respeito na mais pura essência da palavra”, salientou.

E para finalizar, deixou um recado claro para os filiados em agremiações políticas. “Por outro lado, para que os partidos políticos cumpram plenamente seu papel é preciso que os cidadãos e as cidadãs participem ativamente - com autonomia, sem manipulações - das decisões tomadas com respeito aos seus membros e todos os que de forma direta ou indireta lutam por uma sociedade mais justa e solidária”.

Confira abaixo a íntegra do comunicado de Luís de Barros

Amigos e amigas de Palmas,

Venho por meio deste, anunciar a todos que estou entregando o meu pedido de desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). Na próxima segunda-feira, 03, estarei protocolando junto à Comissão Provisória Municipal do PT e também no Juizado Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral de Palmas o pedido de desfiliação.

Gostaríamos de esclarecer aos amigos e correligionários da Capital que esta atitude foi tomada diante de uma situação que não dava mais para sustentar. Ao longo de nossa trajetória no Partido dos Trabalhadores contribuímos no que foi necessário para o crescimento da agremiação e consequentemente da nossa cidade, lutando por ideais que acreditamos ser o mais sensato e digno para o nosso povo.

Infelizmente, nos últimos dias não conseguimos colocar em prática tudo aquilo que sempre nos pautou, ou seja, uma discussão democrática, respeitando acima de tudo o desejo de uma maioria e de todos os companheiros que sempre somaram para que chegássemos aonde estamos hoje. Mas, em consequência disto, o PT do Tocantins de hoje tem pouco a ver com o sonho da sua criação, e não é senão um partido a mais. Infelizmente o sonho foi desfeito.

Diante de situações que se apresentaram diferentemente de tudo aquilo que acreditamos ser o mais correto e coerente para o bem de nossa sociedade, vimos a público externar a nossa insatisfação e nada melhor que buscar, a partir de agora, uma agremiação política que possa nos oferecer a oportunidade de exercer de forma democrática o livre diálogo e a obtenção do respeito na mais pura essência da palavra.

Por outro lado, para que os partidos políticos cumpram plenamente seu papel é preciso que os cidadãos e as cidadãs participem ativamente - com autonomia, sem manipulações - das decisões tomadas com respeito aos seus membros e todos os que de forma direta ou indireta lutam por uma sociedade mais justa e solidária.

Palmas – TO, 02 de outubro de 2011.

Um forte abraço,
Luís de Barros.