A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins lançou nesta segunda-feira, 3, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição, dando posse ao diretor professor Omar Raimundo de Paula. Além da posse, assinada pelo reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, a instituição também aderiu, por meio do NIT, aos núcleos de inovação tecnológica da Amazônia Oriental do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, chamado de “Rede Namor”. A posse e a adesão foram realizadas durante o I Seminário sobre Aplicação da Lei de Incentivo à Inovação, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), no auditório da Unitins.
A “Rede Namor” tem objetivo de integrar e promover a troca de conhecimento com vistas a realização de cursos e treinamentos, realização de eventos regionais e de cursos de pós-graduação na área de tecnologia e inovação, entre outros. De acordo com o reitor da Unitins, a instituição está focada na pesquisa direcionada ao desenvolvimento regional. “Estamos abertos e prontos para recebê-los e contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Joaber Macedo.
Seminário
O seminário promoveu um debate sobre as questões relacionadas à inovação tecnológica. O debate, mediado pelo professor doutor e vice-reitor da Unitins, Fernando Spanhol, contou com a participação do professor doutor Rubens Martins, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, da professora doutora Ângela Sakamoto, diretora de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), do professor Omar e da consultora técnica Janete Moro, do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina. (Ascom Unitins)