Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foi empossado, na tarde desta última segunda-feira, 9, o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Tocantins (TCE/TO), André Luiz de Matos Gonçalves, durante sessão especial do Pleno. “Este é um momento singular para mim. Tenho ciência da responsabilidade do cargo, que de agora em diante, passarei a ocupar. O que posso oferecer a este Tribunal é a minha dedicação e meu esforço pessoal”, ressaltou o novo conselheiro.

A sessão foi conduzida pelo conselheiro presidente do TCE/TO, José Wagner Praxedes. Também compuseram o Pleno, o vice-presidente, conselheiro Manoel Pires dos Santos, a corregedora, conselheira Doris de Miranda Coutinho, os conselheiros Napoleão de Souza Luz Sobrinho e Severiano José Costandrade de Aguiar, o conselheiro substituto, Fernando Malafaia, e a procuradora-geral de contas, Litza Leão Gonçalves.

Também estiveram presentes na sessão o vice-governador do Estado, Tom Lyra, representando o governador Sandoval Cardoso; a presidente o Tribunal de Justiça, Ângela Prudente; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Jaqueline Adorno; o reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo; a procuradora-geral do Estado, Rosana Albuquerque; o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas; o secretário-chefe da Casa Civil, Renan de Arimatéa; o desembargador, Ronaldo Eurípedes de Souza; e o conselheiro aposentado do TCE/TO, Herbert Carvalho de Almeida, além de convidados e familiares.

O vice-governador do Estado parabenizou o novo conselheiro. “Tenho certeza que o senhor foi a melhor escolha. Estar disposto a fazer parte de um Tribunal como este não depende só de competência, mas também de vocação. É sacerdócio e militância. Nós estaremos prontos para trabalhar a independência, porque não existe democracia sem independência, sem educação, sem justiça, e, sobretudo, sem transparência,” disse ele.

O presidente do TCE/TO deu as boas-vindas ao empossado: “Seja muito bem-vindo ao Tribunal de Contas do Tocantins, Dr. André. Temos a certeza de que vossa excelência chega a esta casa com o sentimento de unidade, com disposição para somar e atuar em prol do engrandecimento da Instituição”, disse o presidente.

O novo conselheiro também foi saudados pela procuradora-geral, Litza Leão Gonçalves, e pelos demais membros do Pleno. André Matos preenche a vaga deixada por Herbert Carvalho de Almeida, que se aposentou em março deste ano.

Perfil

André Luiz de Matos Gonçalves é Advogado, natural de Fortaleza, Ceará. Em 1999 concluiu o curso superior de Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e em 2005 graduou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza. Foi Oficial do Exército Brasileiro entre os anos de 2000 até 2007, tendo alçado o posto de Capitão.
Ainda no ano de 2007, tomou posse como Procurador de Estado, e passou a atuar na Subprocuradoria do Patrimônio Imobiliário. Em 2009 assumiu como Subprocurador de Consultoria Especial, onde permaneceu até 2010, quando foi nomeado para o cargo de Reitor da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS).

Enquanto esteve à frente da referida Instituição de Ensino Superior, foi integrante do Conselho Universitário, do Conselho de Ciência e Tecnologia da Unitins e do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (Consepe/Unitins).

Entre julho de 2008 até julho de 2009, foi Professor de Direito Constitucional no Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (IEPO).
Em dezembro de 2010, foi admitido na Ordem do Mérito Tocantins, no grau de Comendador.
Em abril de 2011 retornou à Procuradoria-Geral do Estado para exercer o cargo de Procurador-Geral até o presente ano. É mestrando no Curso de Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, promovido pela Universidade Federal do Tocantins, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), e a Escola Paulista de Magistratura (EPM).