Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada estadual Josi Nunes (PMDB) comentou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 4, sobre acidente ocorrido na última segunda-feira, envolvendo um caminhão e a van do presídio Luz do Amanhã, na BR-153, entre Cariri e Gurupi.

De acordo com a parlamentar, segundo informações obtidas por um servidor, o acidente aconteceu devido à quebra de um procedimento. “As informações que eu tive é de que o preso estava na frente quando tentou fugir provocando assim, o acidente, ou seja, um procedimento que não é correto”, disse.

Para a deputada, o lamentável fato que culminou na morte do motorista da van, Eluilson Matias Rodrigues, de 39 anos, demonstra o despreparo das pessoas contratadas recentemente pelo governo do Estado para realizar, sem treinamento, a função de agente penitenciário. “O governo na tentativa de resolver os problemas no sistema penitenciário, acabou contratando pessoas, que não passaram por um treinamento adequado. Não quero aqui, culpar ninguém por essa tragédia, mas sim solicitar ao governo que dê mais atenção ao treinamento dessas pessoas”, completou.

A solicitação da peemedebista é uma reivindicação antiga do Sindicato da Policia Civil do Tocantins conforme apontou a presidente do Simpol, Nadir Nunes. “Nós temos questionado há algum tempo, essa atitude do Governo de contratar pessoas que não são da policia para realizar sem o mínimo treinamento necessário, o trabalho de agente penitenciário”, ressaltou.

A presidente afirma ainda, a falta de verificação de antecedentes para contratação destas pessoas. “Há vários contratados que respondem a processos criminais, ou seja, além da falta de treinamento, temos a falta de verificação de antecedentes para a contratação”, afirmou.

Nadir destaca que outra reivindicação da policia civil é que a Secretaria de Justiça crie um quadro próprio para cuidar dos presos, já que esse trabalho tem sido realizado por policiais civis. (Assessoria de imprensa Josi Nunes)