Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira, 4, a lista final de aprovados no IV Exame de Ordem Unificado. Foram aceitos 221 dos cerca de 2 mil recursos interpostos pelos candidatos que realizaram a segunda fase da prova.

No Tocantins foram aprovados 131 candidatos, sendo que 56 prestaram o exame em Palmas, 19 em Gurupi e outros 56 em Araguaina. Duas examinandas foram aprovadas na prova prático-profissional, na condição sub judice. No total, 1047 pessoas participaram do exame.

Crescimento

No Tocantins a aprovação no Exame de Ordem, considerado um dos mais concorridos do país, tem melhorado a cada certame. Nessa edição, 12,51% dos candidatos foram aprovados, um índice que pode melhorar ainda mais após o julgamento de duas aprovações sob judice. Se comparado ao ano passado, o dado representa um crescimento de 3,22% na aprovação.

No exame anterior, foram apenas 9,29% dos candidatos que passaram. Na época, 904 candidatos prestaram o exame e 84 foram aprovados.

A OAB realiza três exames de ordem por ano. A aprovação é fundamental para os bacharéis em direito poderem exercer a advocacia e a realização dele defendida pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, Ercílio Bezerra. “No momento, o Exame de Ordem é o único instrumento que nós temos para aferir as condições que o aluno deixa a faculdade e se habilita a desempenhar a profissão de advocacia. Esse crescimento é bastante positivo, sinal de que a qualidade da educação no ensino superior tem melhorado”, comentou. (Ascom OAB TO)