Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O presidente do Conceltins – Conselho de Energia Elétrica do Estado do Tocantins, Jairo Soares Mariano, participou nessa quarta-feira, 05 de outubro, na Câmara de Deputados, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis. Formada por cerca de 240 parlamentares, entre deputados e senadores, a frente tem como um dos principais objetivos discutir os serviços prestados e distorções tarifárias do setor.

“Certamente é o fórum adequado para cobrar qualidade nos serviços oferecidos e exigir tarifas mais justas”, disse Mariano.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis é presidida pelo deputado federal tocantinense César Halum (TO). Na solenidade, o parlamentar lembrou que os brasileiros pagam uma das maiores tarifas de energia elétrica do mundo, apesar de o país ter um dos menores custos de produção. Partindo desse princípio, diz Halum, a frente buscará explicações para essa distorção.

Segundo a assessoria de Halum, os debates iniciais da nova Frente terão como foco a renovação das concessões de energia elétrica que vencerão a partir de 2015. O deputado afirmou ser contra a renovação sem licitação das concessões e defendeu que sejam realizados leilões para a renovação dos contratos, pois na sua visão, isso poderá promover forte queda nos preços da tarifa de energia elétrica.

Presenças importantes

Estiveram presentes mais de 45 de deputados federais, o senador João Ribeiro (PR/TO), o diretor da Aneel, Dr. Romeu Donizete Rufino, o diretor da ANP, Sr. Paulo Silva, o presidente do Conselho Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica, Manoel Neto, entre outros.

A Federação da Indústria do Estado de São Paulo foi representada pelo gerente de departamento de infra-estrutura, Roberto Moussallen, que na ocasião falou em nome do presidente da FIESP, Paulo Skaff.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, enviou nota à presidência da Frente justificando sua ausência por compromisso e missão oficial na mesma data e horário, mas ratificou seu apoio e atenção especial ao novo grupo.