Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Conforme o Conexão Tocantins informou anteriormente, o iogurte Popogute, da empresa E. A. Albuquerque e CIA LTDA, fabricado em Colinas do Tocantins, vem sendo vendido irregularmente na cidade de Guaraí. A informação foi passada através de um empresário da segunda cidade, que conseguiu comprar facilmente o produto em um mercado do município.

Segundo informações da Adapec, o produto, que não possui o Selo de Inspeção Estadual (SIE), não poderia ser vendido em outro município, que não o de sua fabricação. No caso, Colinas. As penas, ainda de acordo com a Agência Agropecuária, variam de advertência a multas que podem chegar a mais de R$ 10 mil além da apreensão dos produtos e interdição do estabelecimento – em caso de inadequação higiênico-sanitária.

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã deste sábado, a engenheira de alimentos, Marta Pavlak, informou que os principais danos causados pela falta de fiscalização destes produtos, podem se dar, principalmente no acondicionamento inadequado, tanto no transporte, quanto na armazenagem da venda. A engenheira frisou que, como este produto não passou pela fiscalização estadual, não há como garantir o transporte e a armazenagem adequada.

De acordo com a engenheira, o mau acondicionamento e o transporte irregular deste tipo de produto podem danificar seu sabor e sua textura, levando ao consumidor, um produto de menor qualidade. Além disso, em casos extremos de exposição do iogurte a temperaturas acima do permitido, ele poderá, segundo Marta, apresentar desenvolvimento de microorganismos que podem levar a uma intoxicação alimentar.

“O iogurte precisa ser mantido refrigerado do momento de sua fabricação até a venda. Dependendo do tempo e da temperatura a que ele ficar exposto, poderá desenvolver microorganismos patogênicos”, disse.