Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) inicia capacitação de médicos e enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), quanto ao manejo clínico, diagnóstico, tratamento das meningites e doença meningocócica, nesta terça-feira, dia 25, às 8 horas, no auditório da Semus, à Quadra 103 Sul, Rua SO-07, Lote 03.

De acordo com Maria Isaura da Costa Vieira, responsável pela Área Técnica da Hepatites/Meningites, ao todo serão quatro oficinas que vão até o dia 26. “Preparamos as oficinas de quatro horas, para possibilitar a capacitação do maior número possível dos profissionais que trabalham nos setores de urgência e emergência”, justifica Isaura, alertando que os sintomas das meningites se confundem com sinais de outras doenças como dengue e leishmaniose (calazar), por exemplo.

O que é Meningite?

As Meningites são as inflamações das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. As inflamações podem ser causadas por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos, e, menos comumente, por certas drogas.

A meningite pode pôr em risco a vida, em função da proximidade da inflamação, com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos. (Ascom Semus)