Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Integrando a Mostra de Cultura do SescAldeia Jiquitaia, que acontece de 29 de outubro a 1º de novembro, o projeto Palco Giratório realizará espetáculos teatrais nos dias 30 e 31 de outubro, a partir das 20 horas, no Teatro Sesc Palmas. Do gênero comédia, as encenações “Acorda Zé! A Comadre Tá de Pé!” e “Quiprocó”, do Grupo Moitará (RJ), trazem uma essência do farsesco e do lúdico, que destacam o universo cultural brasileiro.

Ligados ao tema das artes cênicas, o Sesc também promove oficinas que ensinam a confeccionar e técnicas para utilizar máscaras teatrais, as quais acontecem nos dias 29 e 30 de outubro (Confecção) e 31 de outubro e 1º de novembro (Utilização), no Centro de Atividades do Sesc, na capital.

O projeto Palco Giratório foi criado pelo Departamento Nacional do Sesc em 1998, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas no Brasil. A iniciativa se transformou em uma das ações culturais mais importantes do país, pois através do projeto a população pode ter acesso às produções teatrais de qualidade. Com uma programação múltipla, diversos espetáculos circulam pelas capitais e cidades do interior do Brasil, viabilizando a troca de experiências entre grupos de teatro de todo o Brasil.

Espetáculos:

Acorda Zé! A Comadre Tá de Pé!

Dia 30 de outubro, às 20 horas

Classificação etária: Livre

Local: Teatro Sesc Palmas

Sinopse - Acorda Zé! A Comadre tá de pé! é um espetáculo farsesco que mergulha no universo cultural brasileiro, fazendo um paralelo entre alguns tipos populares da nossa cultura e personagens da Commedia dell‘Arte. O espetáculo conta a história de Zé-di-Riba, um personagem “contador de causos”, que inventa histórias cheias de vantagens e presepadas para se livrar de “fazer servicinho para os outros”.

Quiprocó

Dia 31 de outubro, às 20 horas

Classificação etária: Livre

Local: Teatro SESC Palmas

Sinopse - Quiprocó é um espetáculo lúdico, que se alimenta do universo cultural brasileiro para a criação de “tipos”genuínos, com seus sonhos, crenças e costumes, fazendo alguns paralelos entre os arquétipos e o gênero da Commedia Dell´Arte.

Oficinas

Confecção de Máscaras Teatrais

Data: 29 de outubro – 15 às 19 horas

Data: 30 de outubro – 8 às 12 horas

Local: Sala da Oficina de Artes Plásticas – Centro de Atividades do SESC Palmas

Técnica de utilização de máscaras teatrais

Data: 31 de outubro e 1º de novembro

Horário: 14 às 18 horas

Local: Teatro SESC Palmas