Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O governador Siqueira Campos participa na noite desta segunda-feira, 7, da abertura da 9ª edição do Fórum do Lago da UHE Lajeado. O evento acontece a partir das 19h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e conta ainda com a participação de representantes dos órgãos ambientais do Estado e das prefeituras de Miracema do Tocantins, Tocantínia, Lajeado, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras, cidades impactadas diretamente pelo reservatório.

Na ocasião, o governador Siqueira Campos vai sancionar a Lei que cria o Comitê das Bacias Hidrográficas do entorno do Lago. Para o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Divaldo Rezende, a assinatura dessa lei representa um enorme avanço para a gestão integrada e democrática do Lago, com a participação ativa da sociedade, dos usuários e do próprio poder público. “O governador reconhece a importância do comitê para fazer a gestão das bacias do entorno do Lago e, com isso, contribuir para o desenvolvimento de todas as potencialidades que o reservatório possui”, disse.

De acordo com o secretário, o governador dá sequência a uma agenda positiva em relação à gestão dos recursos hídricos do Tocantins. Além da criação dos três comitês de bacias neste ano (Manuel Alves, Rio Formoso e, agora, entorno do Lago), o Governo do Estado pôs em funcionamento o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, entregou os Planos de Bacia do Rio São Valério e do Rio Balsas e ativou o Fundo Estadual dos Recursos Hídricos com verba na ordem de R$ 1,5 milhão. “É um governo que faz a diferença na gestão dos recursos hídricos e quer, de fato, fazer com que o slogan de ‘Tocantins - Estado das Águas’ traduza geração de renda, crescimento econômico e sustentabilidade para os tocantinenses”, destacou Rezende.

Palestras

A palestra de abertura do Fórum do Lago será ministrada às 21h, pelo representante da Agência Nacional de Águas (ANA), José Luiz Gomes Zoby, com o tema “O Plano Estratégico da Bacia Hidrográfica do Tocantins Araguaia”. Zoby vai apresentar os resultados obtidos na elaboração do Plano e destacará as potencialidades da bacia, focadas principalmente na geração de energia e irrigação agrícola.

Temas como Pagamentos por Serviços Ambientais, Aquicultura e Reservatórios, Comitês de Bacia, Política das Águas e Educação Ambiental, Usos Legais do Lago, Impactos Ambientais e Lições e Desafios do Consórcio Intermunicipal-CI do Lago fazem parte da programação dos dias 8 e 9. Destaque para apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos que será feita na manhã do dia 9, pelo coordenador de projetos da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos - Cobrape, Carlos Eduardo Curí Gallego.

Fórum do Lago

O Fórum do Lago é um evento que acontece desde 2003 com o objetivo de discutir a gestão integrada do reservatório formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães, levantando os principais problemas e demandando soluções por parte da sociedade, do poder público e da iniciativa privada. A realização é das Organizações Jaime Câmara, com patrocínio do Governo do Estado, Saneatins, Investco e Caixa Econômica Federal. (Secom)