Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Começou no início da segunda quinzena de outubro e segue até meados de dezembro deste ano, o plantio da safra de soja 2011/2012 em fazendas de produtores de soja associados a Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. Estão sendo plantadas 13 variedades de soja, sendo quatro do tipo precoce, seis do ciclo médio e três do tipo tardia.

No total, 44 agricultores irão plantar uma área de 20.321 hectares da oleaginosa. A previsão é que a colheita ocorra entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2012.

Segundo a gerente da Unidade Técnica da Coapa, Érica Lima Brito, com a tecnologia utilizada e as condições climáticas ideais a meta é atingir uma produção de 55 sacas de soja por hectare, quatro a mais do que na última safra. A técnica ainda informou que devido ao período chuvoso ter iniciado mais cedo, com uma média de 300 milímetros em outubro, o produtor terá a oportunidade de ter uma safrinha cheia.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, lembrou que as boas condições de umidade do solo devem garantir uma boa germinação das sementes de soja. Ainda enfatizou que durante o plantio de soja serão gerados cerca de 280 empregos diretos. “A produção de soja gera emprego e renda para toda a região”, disse Khouri.

Durante a safra, a equipe da Coapa oferece consultoria técnica gratuita para todos os seus cooperados, inicialmente fazendo a coleta de amostras de solo para análise, principal ferramenta para se fazer a avaliação da fertilidade química. Com bases nos resultados da análise é possível determinar as doses de calcário e adubos necessários para melhorar a produção das culturas. A cooperativa também realiza o planejamento para recomendação da utilização de insumos (sementes, adubos e defensivos) e financia, para alguns produtores, a compra de produtos utilizados no plantio.

Safra recorde

Neste ano a Unidade de Grãos da Coapa recebeu a maior quantidade de soja em seus 13 anos de operação. Com capacidade estática de beneficiar e armazenar 60 mil toneladas do grão, a unidade movimentou um total de 73.500 toneladas. A colheita da safra de soja 2010/2011 na região de Pedro Afonso registrou um índice de produtividade considerado recorde. Mesmo com a diminuição da área plantada de 50 mil hectares para 48 mil, a produção média foi de 51 sacas de soja de 60 kg por hectare, quantidade superior a última colheita que foi de 48 sacas. (Ascom Prefeitura de Pedro Afonso)