Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um dos principais eventos do agronegócio tocantinense, a Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, realizada pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com sede em Pedro Afonso, terá um formato diferente e inovador no ano de 2021, quando chega a sua 11ª edição.

O conhecido “Dia de Campo”, em que produtores rurais, representantes comerciais, empresas, instituições de ensino, estudantes e outros interessados no tema conhecem as inovações tecnológicas para as melhorias da produção agrícola ganhará as telas de computadores, celulares e demais aparelhos eletrônicos, em um formato totalmente digital que será apresentado no próximo dia 5 de fevereiro.

As mudanças na configuração levam em consideração a pandemia do Covid-19, além de permitir a abrangência das informações e resultados dos experimentos agrícolas realizados e apresentados durante o evento para milhares de pessoas por meio das redes sociais da Coapa.

Técnicos de empresas que desenvolvem pesquisas e comercializam sementes vão apresentar os resultados dos experimentos com soja feitos na Fazenda Uruçu. Ao todo, 20 hectares foram utilizados como área de testagem para 22 variedades do grão.

Para o gerente da Unidade Técnica da Coapa, Eduarte Bonafede, por meio da XI Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, produtores, empresas, pesquisadores e estudantes poderão levantar informações de variedades produtivas e adaptáveis à região. “Temos novos materiais e precisamos de informação dessas cultivares. Desta forma, a jornada permite que possamos ter dados sobre produtividade e resistência a pragas e doenças”, explicou.

Bonafede frisou, ainda, que o novo modelo de apresentação dos resultados é ideal para o período em que o país e o mundo atravessam. “Temos que preservar a saúde dos participantes. Neste modelo vamos apresentar, virtualmente, os materiais plantados e se alguém quiser ver no campo, os mesmos ficarão por um tempo expostos à disposição dos visitantes”, revelou o engenheiro agrônomo.  

Já o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, destacou que nos últimos anos, o sucesso da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região atraiu os olhares de centenas de pessoas para visitação das estações experimentais. “Em função da pandemia buscamos uma forma de difundir os trabalhos lá executados na modalidade virtual sem perder a qualidade das informações. Tão logo esse cenário de pandemia se encerre, a gente volta às apresentações normais”, ressaltou ao falar também das expectativas positivas para o evento.