Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

No município de Formoso do Araguaia (TO), a 327 Km de Palmas-TO, cerca de 10m³ de madeiras nobres, foram apreendidos pela CIPAMA – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental, com apoio do Naturatins – Instituto de Natureza do Tocantins, após uma denúncia feita pela Funai.

A madeira foi extraída ilegalmente de terras indígenas, localizadas na Ilha do Bananal. Ao todo foram 54 mancos de aroeira, 116 estacas de landi e 24 pranchões de jatobá e sucupira.

Parte da madeira foi encontrada em uma estrada próxima ao Rio Javaés e a outra parte estava num caminhão chevrolet, na fazenda Ilha do Sol, no Assentamento da Reforma Agrária Caracol I, a cerca de 40Km da cidade de Formoso do Araguaia. O motorista está foragido e duas pessoas que estavam no local foram conduzidas à delegacia para testemunharem o fato.

A madeira apreendida foi levada para o Destacamento da Cipama em Formoso do Araguaia, onde ficou à disposição do Juiz da Comarca. A prática do crime ambiental nas reservas indígenas já vem sendo denunciada há mais de um ano. Agora está nas mãos da justiça para apuração das responsabilidades do desmatamento.

Além do caminhão e a madeira, foram apreendidos um trator, que seria do Assentamento e era usado para derrubar e transportar as toras, duas redes e uma tarrafa de pesca, uma motoserra e uma canoa. Segundo informações a madeira seria comercializada nos assentamentos e também fora do município.