Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante a sessão da manhã desta quarta-feira, 9, o deputado Stálin Bucar (PR) denunciou a deterioração de uma viga estrutural da Assembleia Legislativa, além da necessidade de reforma nos elevadores da Casa de Leis. O deputado frisou que é preciso que o prédio passe por reformas para que os riscos de acidentes sejam descartados.

Desde que foi inaugurado, em dezembro de 1994, o prédio que hoje comporta a Assembleia Legislativa, passou por apenas uma reforma, na qual o plenário foi transferido do subsolo para o piso do edifício. A justificativa, para a mudança, na época, eram os constantes alagamentos que atingiam o local por conta do lençol freático que passa embaixo da AL.

Já na sessão de hoje, o deputado do PR frisou que é preciso que o prédio passe por reformas urgentes. Além da viga, os elevadores, que são antigos, também precisam de manutenção. “Da forma que está a estrutura acaba colocando em risco a vida daqueles que utilizam”, completou.

De maneira irônica, o líder de governo, José Bonifácio (PR) frisou que os trâmites legais para instalação de um processo licitatório demorariam demais e que os trabalhos na AL não poderiam parar para que o prédio fosse reformado. Na ocasião, o deputado ainda destacou que a reforma pudesse ser feita sem licitação, para que o processo fosse acelerado. “Nesse meio tempo, o que vamos fazer? Vamos voltar para aquela Assembleia de madeira?”, disse se referindo ao primeiro prédio do Legislativo, em Palmas.

Já o deputado Sargento Aragão (PPS), em resposta ao líder de governo e também levando em consideração a demora em processos licitatórios, sugeriu que fosse aberta uma modalidade de tomada de preços para que uma reforma na AL pudesse acontecer. Desta forma, segundo o deputado, os tramites legais seriam feitos dentro de um prazo viável.

Segundo informações da Assembleia Legislativa, uma reforma no prédio da Casa de Leis estaria prevista para ser feita no mês de janeiro do ano que vem, durante o recesso legislativo. No entanto a informação ainda não foi oficializada.