Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual (MPE) e assinado pela Prefeitura de Aguiarnópolis possibilitará que presos do regime aberto e semiaberto do município possam trabalhar e estudar. O TAC foi assinado no último dia 03, entre o prefeito de Aguiarnópolis, José Rubens Cabral e os promotores de justiça Elizon de Sousa Medrado e Caleb Melo.

Nas cláusulas do Termo, ficou determinado que o Município será obrigado a ofertar cursos de alfabetização de adultos e/ou ensino regular do ensino fundamental, além de estabelecer condição para que os prestadores de serviços e obras do município possam disponibilizar de 2% a 5% das vagas do pessoal aos detentos em estágio prisional semiaberto ou aberto.

Para o promotor de justiça Caleb Melo, o Termo de Ajustamento de Conduta propõe uma medida de ressocialização que passa a contribuir para a recuperação do detento, e ao mesmo tempo, desafogar as unidades prisionais, que em sua maioria estão superlotadas. “Já existem articulações com outras Prefeituras Municipais da região norte do Estado, e a expectativa é que outros TAC sejam assinados em breve”, disse o Promotor de Justiça.

Em caso de descumprimento de qualquer uma das cláusulas, o município estará sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 500,00 por dia de descumprimento, podendo ser responsabilizado legalmente. (Ascom MPE)