Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Diversidade, cores, técnica e muita criatividade são as linhas norteadores da exposição coletiva que será lançada na Galeria de Artes da Associação Tocantinense de Municípios – ATM nesta quinta-feira, 24 às 17 horas. Serão expostas telas de 21 alunos do Atelier da artista Shirley Tavares que atua há mais de 13 anos na área.Imprensa, autoridades, artistas e prefeitos estão convidados para a abertura. Os alunos são de faixa etária diversificada e maioria terá a primeira oportunidade de expor seus trabalhos. A exposição segue até dia 15 de janeiro.

O curador de arte da ATM, Pierre de Freitas, ressaltou que a exposição tem o intuito de valorizar os trabalhos artísticos regionais. “A intenção é dar visibilidade aos jovens artistas que estão iniciando a trajetória”, frisou.

Desde que a Galeria foi inaugurada em junho deste ano essa é a quarta exposição. O projeto da Galeria de Artes foi implantado na atual gestão do presidente e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (PR) com o intuito de valorizar e ser mais um espaço de preservação e valorização cultural.

Os alunos são de vários municípios do Estado mas residem atualmente em Palmas. A exposição contempla a diversidade de estilos. “A exposição coletiva não se prende só a uma linguagem ou tema. Todos os alunos tiveram a liberdade de criação e foram orientados pela professora Shirley Tavares que também participa da exposição”, explica Pierre. As telas vão desde a retratos do cotidiano a relatos artísticos abstratos.

Shirley Tavares frisou que essa oportunidade é uma etapa necessária no processo de aprendizagem principalmente para os que pretendem seguir carreira artística.

Edital de Cultura

A Galeria de Artes da ATM teve sua importância reconhecida ao ser contemplada em primeiro lugar no Edital de Cultura deste ano. Para o próximo ano a galeria terá R$ 50 mil do Fundo de Cultura Estadual para realizar cinco exposições.

Expositores

Aracele, Ariane Alves, Adriano Weber, Geraldina, Joelita Tavares, Marina Zevedo, Aurélia, Rosângela de Cássia, Alessandra Florentino, Sueli Moreto, Ayra, Ster Nascimento, Elisa Maeda, Caroline Bontempo, Giovani Filho, Tinajara, Cidinha, Ieda, Larisse e Zenaide são os alunos que terão telas expostas. (Ascom ATM)