Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeita Teresa Martins visitou nesta quinta-feira, dia 24, pela manhã, a carreta do Morhan – Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase – que está em Porto Nacional desde segunda-feira, dia 21, realizando exames de diagnóstico de Hanseníase, teste rápido de hepatite C, hipertensão, diabetes e exames de prevenção através da coleta de citologia.

A ação é uma realização da Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal de Saúde e o SAE - Serviço de Atendimento Especializado. A unidade móvel de saúde, conta com uma equipe do MORHAN, 3 médicos, 2 fisioterapeutas, além de vários técnicos e enfermeiros para aferir a pressão arterial, realizar teste de glicemia, dentre outras atividades.

De acordo com a Prefeita Teresa Martins, esta ação que vai ser contínua, mesmo quando a carreta não estiver mais em Porto Nacional, a Secretaria de Saúde estará realizando ações como esta na praça, atendendo as pessoas para trazer uma segurança para a comunidade na área da saúde. A prefeita explica ainda que é uma grande preocupação de sua gestão promover ações como esta para que as pessoas que muita vezes não tem tempo de ir a um posto de saúde para fazer exames, possam facilmente ter acesso a esses serviços. “O atendimento é facilitado por que a pessoa que estiver passando pela praça tem a oportunidade de fazer um exame de glicemia de hepatite, HIV, hanseníase e até mesmo diagnosticar algum caso mais grave. Para nós é gratificante poder atender a comunidade através desses serviços”, comenta a Prefeita.

O atendimento está acontecendo todos os dias desta semana a partir das 8h00 da manhã, se estendendo até as 21h00 para que pessoas que trabalham durante todo o dia também ter acesso aos serviços.

De acordo com a enfermeira coordenadora do SAE, Marileide Florêncio Martins, os dados estatísticos de atendimento até a tarde de quarta-feira, dia 23, revelam que já aconteceram em média, 300 atendimentos desde o início da ação. Ela comenta que a grande procura das pessoas pelos serviços oferecidos demonstra o interesse da comunidade de Porto Nacional em prevenir e diagnosticar doenças que acometem a população. (Ascom Prefeitura de Porto Nacional)