Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Durante sessão solene em homenagem a Consciência Negra, realizada na manhã desta terça-feira, 29, os discursos foram direcionados mais como cobranças por parte das autoridades da cultura negra por maiores incentivos ao combate a discriminação e à maiores incentivos nos setores culturais. Apesar de a sessão ser realizada hoje, o Dia da Consciência Negra é lembrado em 20 de novembro – dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Durante sua apresentação, o músico Everton dos Andes, além de cantar, aproveitou a oportunidade à frente do plenário estadual para cobrar dos parlamentares maiores incentivos na cultura estadual. “Quando se fala em frevo todos se lembram de Pernambuco. Quando se fala em axé, da Bahia. E quando se fala em Tocantins, no que pensamos?”, explicou. O músico ainda pediu aos deputados maiores recursos para o setor cultural, o qual ele representa. “Nós precisamos tratar a nossa cultura com maior carinho e maiores recursos”, cobrou.

Já a delegada de religiões de matrizes africana, Mãe Magda de Oxum, defendeu maior atenção quanto á discriminação praticada com os praticantes e seguidores desses segmentos religiosos. Em tom crítico, a mãe de santo relatou ao plenário os problemas que sua casa enfrenta. “Só nesta semana, durante um trabalho, minha casa foi apedrejada. Nós não somos obrigados a aceitar, mas temos que respeitar todas as religiões e culturas. Vamos fazer um mundo melhor”, frisou.

Mesmo tendo a pele branca, Mãe Magda frisou que é negra em sua raiz. “Meu pai é de origem negra, minha família é de origem africana na Bahia”. De acordo com o censo 2010, mais de 97 milhões de brasileiros já assumem ser de origem negra, contra 91 milhões que se dizem brancos. A população negra no Brasil, hoje, já é de mais de 50% com relação aos brancos.

Durante seu discurso, o deputado estadual José Roberto (PT), autor do requerimento que pediu a sessão solene, informou que pretende propor para que seja incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) que parte do orçamento estadual seja direcionada às comunidades quilombolas do Tocantins. “Vou pedir que seja colocado no orçamento que está para ser discutido nesta Casa, recursos públicos direcionados a essas comunidades”, completou.