Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Gleydson Medeiros

Foto: Gleydson Medeiros

Nova Rosalândia, a 112 km de Palmas, já é o sétimo município do Estado a receber a tecnologia de internet 3G da Vivo. Na tarde desta terça-feira, 29, a população do município recebeu com festa e em clima de homenagem a chegada do sinal de internet da Vivo que é a única operadora que atua no município. A placa inaugural foi descerrada junto com uma réplica da torre instalada que emitirá o sinal da internet. A operadora opera em 70 dos 139 municípios do Estado e atende a 70% da população

Uma comitiva de representantes da Vivo esteve na cidade participando da comemoração que marcou a inauguração da Estação Base Rosa Amélia Léda da Silva em homenagem a uma das primeiras professoras da cidade. O presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antônio Carlos Valente, acompanhado dos diretor da Região Centro-Oeste, João Truran visitaram o gabinete do prefeito Enoque Portilho Cardoso logo que chegaram na cidade. O deputado majoritário em Nova Rosalândia, Wanderlei Barbosa (PSB) também participou assim como o subsecretário de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Ferreira, que representou o governo do Estado.

Numa reunião antes da inauguração, o presidente ressaltou que a Vivo está priorizando a cobertura de internet nos municípios menores. “Só a Vivo chega aos municípios menores”, frisou. Nova Rosalândia tem 3700 habitantes. Valente recebeu uma placa de homenagem do prefeito em razão da iniciativa e parceria com o município. A internet já está disponível para adesão com promoção de desconto. Até 13 de dezembro os moradores podem aderir ao plano por R$ 29,00.

No palanque da inauguração falando para a centena de populares presentes, o prefeito ressaltou a representatividade da internet para a população. “Hoje Nova Rosalândia consagra a democratização do acesso à informação o que é imprescindível para a formação do cidadão”, salientou. Citando as dificuldades de comunicação que a cidade vem superando, o gestor pontuou também que a internet será uma aliada na sala de aula.

O presidente da Câmara representando todos os vereadores, José Antônio de Chagas, exaltou o momento importante onde uma nova oportunidade se abre para a população. “Os Rosalandenses vivem um dia de júbilo hoje pois saem do isolamento social”, disse.

Aclamada pelos presentes a homenageada fez discurso onde relembrou os principais momentos de desenvolvimento da cidade. “Tudo o que eu fiz pela sociedade Rosalandense foi pensando em dias melhores”, disse. Para encerrar a festa integrantes do Centro de Referência de Assistência Social fizeram apresentação musical mostrando os talentos da terra.

Mais municípios

Está previsto a chegada de sinal 3G da Vivo para Augustinópolis, Carrasco Bonito, Porto Nacional, Sampaio, São Sebastião e Oliveira de Fátima ate dia 31 de dezembro deste ano. Na próxima etapa Colinas, Guaraí, Tocantínia e Miracema estão cotados para receberem a internet.

Benefícios

Enoque salientou a localização privilegiada do município que é próximo de várias cidades, inclusive da capital o que vai possibilitar a vinda de mais investimentos e iniciativas públicas e sociais. “Hoje Rosalândia vive mais um passo na caminhada para a concretização de um sonho”, salientou. A prefeitura vai disponibilizar o acesso a internet nas escolas.

O presidente da Telefônica citou estudo feito sobre o impacto da internet nos municípios onde a Vivo já opera que mostra melhor participação e envolvimento dos alunos na sala de aula. “A internet melhora o ensino”, ponderou acrescentando que o acesso propicia ainda maior interação através das redes sociais.

A prefeitura e a Câmara da cidade receberam exemplares intitulados “A Hora do Recreio” do projeto Pró-Meninos, desenvolvido pela Vivo, que traz acervo fotográfico de situações de trabalho infantil, uma das frentes de combate da empresa, segundo explicou o presidente.

Oficina

Antecedendo a inauguração do sinal de internet, o Circuito Telinha na Escola realizou oficina nesta segunda e terça-feira no município onde 12 professores foram capacitados para trabalhar com recursos multimídias e outras ferramentas na sala de aula. A oficina foi ministrada por Leila Dias que orientou os docentes com relação a criação de blogs e produção de vídeos. (Ascom ATM)