Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e do Colégio Permanente de Presidentes dos TRE’s, desembargador Marco Villas Boas participou da abertura das Jornadas Luso-Brasileiras, na noite de ontem, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Villas Boas integrou a mesa de honra na abertura dos trabalhos, juntamente com os presidentes do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, da AMB, desembargador Nélson Calandra, do TJDFT, desembargador Otávio Augusto de Barros e do TRE-DF, desembargador João Mariosi, e com outras autoridades brasileiras e estrangeiras, além de participar, na condição de debatedor, da palestra proferida pelo professor Sérgio Resende.

O presidente do TRE-TO aproveitou a oportunidade para estreitar ainda mais o relacionamento com os magistrados e professores portugueses, havendo uma sinalização positiva para realização de novos cursos de pós-graduação em regime de cooperação com universidades portuguesas, e de abertura de quantidade substancial de vagas para a Escola da Superior Magistratura Tocantinense (ESMAT) permitido o aperfeiçoamento dos Juízes estaduais e, conseqüentemente, de ambas as jurisdições, a comum e a eleitoral.

Marco Villas Boas não quis adiantar qual é a universidade, mas afirmou que o projeto já está bem adiantado e prestes a ser submetido ao colegiado competente, e conta com o apoio incondicional do Desembargador Antonio Rulli Júnior, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM), bem como de vários Juízes e desembargadores portugueses.

AMB

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, às 10 horas, haverá a palestra ‘O Patrimônio Histórico das Justiças Portuguesa e Brasileira’, com o professor pós-doutor da Universidade Nova de Lisboa, Nuno Camarinhas. Na sexta-feira (2), às 9 horas, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fátima Nancy Andrighi abordará ‘Futuro da Jurisdição’, e, às 10 horas, o secretário-geral-adjunto da União Internacional dos Magistrados, Galileu D’agostino, falará sobre ‘A intervenção dos Juízes no Espaço Internacional e Lusofonia’.

Magistrados de Portugal e de outros países de Língua Portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste participaram do evento, que contou também com a presença do coordenador da Justiça Militar da AMB, Edmundo Franca; da juíza Maria Isabel da Silva; do presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), Gilmar Soriano, do vice-presidente do TJDFT, Dárcio Vieira, do embaixador de Portugal no Brasil, José Rui Velez Caroço, entre outras autoridades.

As Jornadas Luso-Brasileiras são uma parceria da AMB com TJDFT, Escola Judicial do TJDFT, Amagis/DF e Escola Nacional da Magistratura (ENM). (Ascom TRE)