Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Tocantins agora passa a contar com o SEaD – Sistema Estadual de Educação a Distância. O Sistema que será gerido pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia foi criado por meio da Lei Nº 2.534 e publicado no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira, 05.

Segundo a diretora de Educação Profissional da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Maria da Penha Barbosa o SEaD também regulamenta os 15 polos mantidos pela pasta que já ofertam cursos a Distância por meio da UAB – Universidade Aberta do Brasil e da e-Tec Brasil - Escola Técnica Aberta do Brasil. “Com a criação do SEaD e a regulamentação dos polos de EaD, teremos mais força na capitação dos recursos e no direcionamento de ações do PPA – Plano Pluri Anual voltados para essa modalidade de ensino”, explica a diretora.

A regulamentação dos polos prevê a criação de um Conselho Deliberativo e do Regimento Interno para a gestão desses locais que ofertam cursos a Distância.

Atualmente são ofertados 23 cursos de graduação e Pós-graduação por cinco Instituições Públicas de Ensino nos polos de Educação à Distância onde estão matriculados dois mil alunos. Também são ofertados quatro cursos técnicos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em seis polos de Educação a Distância.

Formação Mais

O Sistema Estadual de Educação a Distância ainda vai abranger o Programa “Formação Mais”, que levará cursos de capacitação profissional de curta duração, de 80 a 160 horas, de acordo com a demanda de profissionais e com o potencial econômico de cada município ou região.

O Programa deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2012 beneficiando inicialmente 75 cidades e será desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual da Juventude e Esportes, Secretaria da Educação e Cultura e a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins. Os cursos serão ofertados totalmente a Distancia no modelo tele presencial ou em ambiente virtual pela Internet. (Ascom C&T)