Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após denúncias de mau uso do dinheiro público, o Ministério Público Estadual (MPE) empreendeu operação na Prefeitura de Lagoa da Confusão, na manhã desta quarta-feira, 7. Conduzida pelo promotor de Justiça de Cristalândia, Airton Amilcar Machado Momo, a operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do MPE e dos policiais da Delegacia de Investigação de Crimes Complexos (DEIC).

De acordo com o promotor de Justiça, cinco Inquéritos Civis Públicos foram instaurados para apurar denúncias do uso indevido de máquinas públicas (da prefeitura e do Dertins) em loteamento do irmão do prefeito, fornecimento de combustíveis a particulares, fraude em processo licitatório para locação de veículos, entre outros.

Durante as diligências, testemunhas foram ouvidas; e documentos foram recolhidos na prefeitura, posto de combustível da cidade e no cartório de registro de imóveis. Todos os elementos obtidos servirão para instruir o inquérito, e caso as irregularidades sejam confirmadas será proposta Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Leôncio Lino de Souza Neto e demais envolvidos. Airton Amilcar frisou que as investigações por enquanto estão concentradas na atual gestão, mas caso haja indícios contra ex-gestores, as investigações serão estendidas.

Vice-prefeito de Lagoa da Confusão, Leôncio Lino de Souza Neto está no cargo de gestor municipal desde o início do ano, quando o prefeito eleito Jaime Café se afastou para ocupar cargo no executivo estadual. (Ascom MPE)