Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Estado deve contar, dentro de um ano, com acessos à internet banda larga em mais de 50 cidades, e em até dois anos nos 139 municípios. Este avanço será possibilitado por meio de parceria firmada entre o Governo e a Eletrobras/Eletronorte no Tocantins, utilizando a estrutura hoje existente, do linhão Eletronorte, introduzindo rede de fibra óptica, permitindo alta velocidade em transmissão de dados.

O anúncio, em tom de comemoração de vitória, foi manifestado na manhã desta quinta-feira, 8, durante a abertura do I Fórum de Capacitação das Cidades, prestigiado, dentre outros gestores da Eletrobras/Eletronorte, pelo próprio presidente do complexo estatal, Josias de Matos Araújo, pelo vice-governador João Oliveira, representando no ato o governador Siqueira Campos, secretários estaduais, prefeitos e vereadores tocantinenses e o prefeito do município goiano de Jaraguá.

Através do termo de assinatura do convênio do Projeto Tocantins Conectado, o aporte de recursos investidos pelo Governo Federal no Estado e Eletrobras/Eletronorte é de R$ 70 milhões, tendo os atuais 1.100 km de extensão do linhão Eletronorte em solo tocantinense, concluído ainda no ano 2000, para propagar “informação, conhecimento para a integração e o desenvolvimento do Tocantins e o país”, disse Josias Araújo.

Ganhos com a tecnologia

Na prática, os benefícios diretos à população vão desde o acesso às notícias e informações veiculadas pelos meios eletrônicos; pesquisa de bancos de dados da internet; operadoras de telefonia; na saúde, por meio do telemedicina; na educação, com o ensino telepresencial; gestão de serviços por transmissão de acesso on line, entre outros.

Dos R$ 40 milhões iniciais para o projeto, o presidente da Eletrobras garante que parte dessa verba será investida no potencial e preparação das pessoas envolvidas na mão de obra.

O representante da Eletrobras/Eletronorte, no Tocantins, José Pierre Armond, afirma que o sistema operacional hoje no Estado é o via Embratel, e por isso o custo está sendoalto. Passando a utilizar a fibra óptica a mobilidade nas transmissões pode ser até mil vezes maior. O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, Manoel Silvino, afirma que o Estado dá um salto de qualidade no setor, contribuindo com a educação, a pesquisa, beneficiando em muito os municípios mais distantes. “Os prefeitos estão contentes com os resultados que virão, fruto do convênio entre o Governo do Estado e a Eletrobras/Eletronorte.

O vice-governador João Oliveira falou do sonho e do esforço do governador Siqueira Campos em trabalhar para viabilizar a implantação do sistema de alta tecnologia de informação no Estado. “Apesar das dificuldades herdadas pela atual gestão, o governo imprimiu planejamento e deve agora trabalhar com segurança”, afirmou. (Secom)