Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A primeira atividade do Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (FOCCO-TO) acontece, na manhã desta sexta-feira, 9, a partir das 8h30, no auditório do TCE, com o Painel “Transparência: Instrumento eficaz no combate à corrupção”. A data, 9 de dezembro, foi escolhida para inaugurar as ações do FOCCO por ser o Dia Internacional de Combate à Corrupção.

“Queremos que essa data tenha um significado muito maior que a reflexão sobre o tema. É possível combater a corrupção, mobilizando a sociedade, aplicando as leis e aperfeiçoando os órgãos fiscalizadores”, destaca o conselheiro presidente do TCE, Severiano Costandrade.

Programação

Na programação, constam palestra do conselheiro do TCE da Paraíba (TCE/PB), Antônio Nominando Diniz Filho, apresentação do FOCCO pelo conselheiro Severiano Costandrade e mesa redonda com os representantes das instituições que integram a Rede de Controle, a ser mediada pelo âncora da Rádio CBN, jornalista Marcelo Silva.

FOCCO

Criado oficialmente, em 18 de novembro de 2011, o FOCCO tem o objetivo de articular esforços e formar parcerias contra a corrupção, bem como aprimorar a fiscalização e promover, na sociedade, o debate sobre a importância de se acompanhar os gastos públicos e denunciar irregularidades na administração pública.

O Fórum tocantinense faz parte da Rede de Controle, que reúne 14 instituições: Tribunal de Contas do Tocantins, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal, Advocacia Geral da União, Procuradoria da República no Tocantins, Controladoria Geral no Estado, Controladoria Geral da União, Tribunal de Justiça, Delegacia da Receita Federal, Defensoria Pública do Estado, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Rede de Controle

Em 2009, o Tocantins foi o sétimo estado do país a integrar a Rede. Uma iniciativa do TCU e órgãos de controle, que assumiram, na ocasião, compromisso de cooperação nas ações de fiscalização dos recursos públicos. (Ascom)