Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor/TO) participou da sessão ordinária da Assembléia Legislativa (AL), desta quinta-feira, 8, representada pelo presidente da entidade, Júnior Veras, a vice-presidente, Socorro Loureiro e a Secretária Geral, Luciene Lopes.

A Deputada Solange Duailibe (PT), que também é jornalista, em seu pronunciamento hoje, na AL, cobrou agilidade na tramitação de duas matérias de interesse da classe: o Anteprojeto de Resolução, de sua autoria, que foi apresentado, em forma de requerimento, à Mesa Diretora da Casa, para criação do cargo de Jornalista, na estrutura de todos os gabinetes de deputados, que continua aguardando a aceitação da Mesa Diretora, mesmo tendo sido aprovado com larga soma de votos favoráveis.

A outra matéria que a deputada cobrou é o Projeto de Lei nº 51/2011, que continua a espera de votação, e trata da exigência de apresentação de diploma de formação superior em jornalismo, para o provimento de cargos de jornalista, efetivos ou em comissão, na esfera da Administração Pública Estadual, direta ou indireta, em todos os Poderes e que recebeu parecer favorável do relator, deputado Eli Borges (PMDB).

“Essa é uma oportunidade ímpar de abrir frentes de trabalho para os companheiros jornalistas que estão desempregados e também de qualificar a prestação de serviço nesta área, para todos os gabinetes” - justifica a deputada.

De acordo com Solange, essa medida vai valorizar e qualificar os quadros de profissionais servidores do Estado. “Consideramos a comunicação de suma importância na vida pública e queremos evitar a improvisação de pessoas não habilitadas para essa função de grande responsabilidade” – enfatiza a parlamentar.

A Deputada parabenizou da tribuna do plenário à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) pela vitória e principalmente pela luta incansável pela regulamentação da profissão e assegurou à FENAJ e ao Sindjor irrestrito apoio no sentido de reconhecer a profissão. (Ascom Sindjor)