Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Parte da programação de natalina promovida pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult), contando com a parceria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o Coral da Seduc, formado por servidores da Pasta, se apresenta, a partir das 17 horas desta quarta-feira, 14, no Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas. Este será o terceiro dia de atividades da programação realizada pela Secult.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, o evento promove a integração entre a Cultura e a própria Educação. “Estas atividades demonstram como a Educação e a Cultura estão integradas, que uma caminha ao lado da outra, exaltando a transversalidade, que é uma marca da gestão do governador Siqueira Campos. Além disto, a programação traz os estudantes tocantinenses para dentro de um museu, que é um patrimônio do Estado, o que promove a Educação Patrimonial, levando às crianças e aos jovens o conhecimento sobre a história do Tocantins, sobre os bens imateriais que temos em nosso Estado”, ressaltou Danilo de Melo.

Anfitriã do evento, a secretária estadual da Cultura, Kátia Rocha, acredita que o evento possibilita o reconhecimento de futuros artistas do Estado. “Em atividades como esta, as crianças e os jovens têm a chance de mostrarem todo o talento que têm, de exibirem tudo o que desenvolvem culturalmente na escola durante todo o ano letivo. Por isto notamos o quanto há gente talentosa nas nossas escolas, o que me faz acreditar que o futuro artístico e cultural do Estado se encontra nelas, com estes alunos”, exaltou Kátia Rocha, destacando, também, a importância de se oportunizar o acesso à cultura e a união desta com a Educação em todas as instâncias.

Memorial Coluna Prestes

Fechado por quase oito anos para reforma, o Memorial foi reaberto ao público durante a Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), ocorrida entre os dias 25 de julho e 03 de agosto deste ano. Construído como forma de homenagear o movimento tenentista de 1922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, o Memorial foi projetado por Oscar Niemeyer.

O acervo do Memorial Coluna Prestes é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Luiz Carlos Prestes, que rememoram a marcha de 25 mil quilômetros feita pelo interior brasileiro, inclusive pelo Tocantins, nos anos 20 e 30. (Ascom Seduc com informações da Secult)