Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Alexandre Amarante

Foto: Alexandre Amarante

Das sete emendas apresentadas pelo deputado federal Angelo Agnolin (PDT) ao Projeto de Lei do Plano Plurianual para 2012/2015, o relator projeto, senador Walter Pinheiro - PT/BA, aprovou duas. Uma delas prevê a instalação de 27 unidades demonstrativas de aquicultura em tanques-rede, tanques escavados e canais de irrigação.

A outra emenda aprovada refere-se a inclusão de 49 municípios ao programa “Água Para Todos” do Governo Federal, que regulariza a oferta de água para os sistemas de abastecimento. As emendas serão encaminhadas ao plenário da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional que definirá as ações e as áreas que serão beneficiadas.

Para o deputado - com as emendas definitivamente aprovadas e executadas - o fomento ao setor pesqueiro garantirá o abastecimento do mercado consumidor e consequente crescimento econômico para as regiões ribeirinhas. Já com a extensão do programa “Água Para Todos”, Agnolin acredita que será possível aumentar a oferta de água em sistemas integrados, com prioridade nas regiões com abastecimento precário, e contribuir para ao desenvolvimento econômico e social, por meio de intervenções na infraestrutura hídrica das cidades. “Água é uma necessidade vital. Por isso demos atenção necessária para que ela possa chegar limpa e quantidade propícia para abastecer essas regiões”, finalizou.