Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos participa nesta terça-feira, 20, às 8h30 da viagem de abertura do trecho da Ferrovia Norte Sul que liga o pátio multimodal de Palmas/Porto Nacional a Guaraí. Com a abertura deste trecho, sob administração da Vale do Rio Doce, a região central do Tocantins estará ligada por via ferroviária ao Porto de Itaqui no Maranhão e, de lá à Europa, pelo Oceano Atlântico, e aos Estados Unidos, através do canal do Panamá.

Segundo a Valec, empresa encarregada da construção da obra, em meados de 2012 já estarão em operação os trechos que vão de Palmas/Porto Nacional a Alvorada.

Siqueira Campos foi autor do primeiro Projeto de Lei na Câmara dos Deputados propondo a construção da Ferrovia Norte Sul. Como governador, emprenhou esforços junto ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, no sentido de trazer a obra até o Tocantins. Ainda em seu terceiro governo conseguiu inaugurar a Plataforma Multimodal de Aguiarnópolis.

Uma parte considerável da produção de grãos do Estado já está sendo transportada pela ferrovia até Itaqui, a partir dos pátios de Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaina e Aguiarnópolis. (Secom)