Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Em visita a região de Piraquê, região Norte do Estado, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, se reuniu com representantes de seis assentamentos, nessa quarta-feira, 11. Na ocasião, o secretário ouviu demandas dos assentados, falou sobre as ações do Governo voltadas para a agricultura familiar e ressaltou a importância dos pequenos produtores.

Segundo Café, “são os pequenos agricultores, como estes que estão assentados em Piraquê, que produzem alimentos para colocar nas nossas mesas”. O secretário ainda acrescentou que o governador Siqueira Campos tem uma atenção especial com estes produtores.

Jaime Café também lembrou que o atual Governo criou a Subsecretária de Assentamentos na estrutura da Seagro para atender demandas da agricultura familiar. “A Secretaria da Agricultura está de portas abertas para discutir iniciativas e buscar recursos para projetos que tenham o objetivo de desenvolver às pequenas propriedades rurais”, assegurou o secretário.

Presente no evento, o presidente do Assentamento Santa Marta, Jonas Gomes Araújo, elogiou a iniciativa da Seagro e lembrou que esta foi a primeira vez que um secretário Estadual de Agricultura se reuniu com os assentados da região. Dentre as reivindicações, o pequeno produtor requisitou a manutenção das estradas que cortam os assentamentos do município.

Ao falar sobre a situação das estradas que ligam os assentamentos ao município, o secretário de Agricultura falou sobre uma parceria entre o Governo, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Faet (Federação da Agricultura do Tocantins), para melhorar as estradas dos assentamentos.

Dados

No município de Piraquê, situado a 450 km de Palmas, existem cerca de 450 famílias assentadas. Em todo o Tocantins, são mais de 380 assentamentos. (Ascom Seagro)