Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Quinhentas famílias foram ouvidas na capital no mês de dezembro de 2011 pela pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio Tocantins. Número 0,4% inferior ao ouvido no mês anterior.

Das 500 famílias que opinaram na pesquisa, 70,4% dizem se sentir mais seguras com relação ao emprego e 34,8% dos responsáveis pelo o domicílio acham que terão melhoria profissional nos próximos seis meses. Para 73,8% a renda está melhor que em comparação ao mesmo período de 2010. Já 43,32% dos entrevistados creem que está mais fácil obter crédito e 38,2% dizem que a perspectiva de consumo está igual ou maior que no ano passado. Um percentual de 55,5 % afirmou que a tendência da população de Palmas, em geral, é aumentar o consumo e 67,4% pontuou que este é um bom momento para a compra de bens duráveis como produtos da linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar, etc.), eletrônicos e eletrodomésticos.

Para a auxiliar administrativa, Malayne, mesmo tendo em vista alguns impostos e reajustes da mensalidade na faculdade, esse será um bom momento para adquirir um novo fogão. “Vou comprar com a ajuda da minha mãe. Mas, já estava me preparando para isso. Mesmo não tendo nenhum desconto na matrícula da faculdade, irei realizar a compra”, comenta Malayne.

O mesmo fará a assistente em educação Marta Lima Pereira. Ela conta que irá renovar os itens da sua cozinha como fogão, geladeira e micro-ondas. “Vou aproveitar os descontos para realizar esse sonho de consumo. Isso não irá pesar no orçamento, pois já vinha economizando para tal e esse é um ótimo período para consumir”, ressaltou.

Em uma escala até 200 pontos, o indicador recuou de 131,3 pontos para 130,7 pontos de dezembro para janeiro. Para a Fecomércio Tocantins, o desempenho reflete um "leve processo de acomodação da demanda doméstica" neste mês. “Apesar da percepção ainda favorável em relação ao mercado de trabalho, as famílias mantêm estável seu ritmo de gastos”, comenta o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho.

Hugo acredita ainda que o reajuste do salário mínimo e a adoção pelo governo de medidas de incentivo ao crédito levaram contribuíram para estabilizar a confiança das famílias com relação ao consumo. “Neste período do ano as pessoas estão mais cautelosas devido às despesas extras características do período, como impostos, volta à aulas, dentre outras. Ainda assim, os consumidores tendem a continuar consumindo, o que é uma boa notícia para o comércio”, frisa o presidente.

ICF

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias - ICF tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazo. Em outras palavras, um indicador antecedente de vendas do comércio, a partir do ponto de vista das famílias e não por uso de modelos econométricos, tornando-o uma ferramenta poderosa para o varejo, fabricantes, consultorias e instituições financeiras. (Ascom Fecomércio)