Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os dez turismólogos servidores da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur) comemoraram nesta quinta-feira, dia 19, novas perspectivas e planos de trabalho, com a publicação no Diário Oficial da União da Lei n. 12.591/2012, sancionada pela Presidente da República, Dilma Rousseff, que reconhece a profissão de Turismólogo. O projeto de iniciativa do Senado tramitava desde 2002.

São atividades do turismólogo diagnosticar as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo, coordenar, orientar e elaborar planos e projetos de desenvolvimento e marketing turístico e planejar, organizar e gerir empresas turísticas, dentre outras.

Segundo a Abbtur - Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo essa era a quarta vez que um projeto semelhante chegava a sanção presidencial – o primeiro foi em 1979 – e buscou-se na oportunidade construir um marco normativo que respeitasse a interdisciplinaridade da atividade turística e não representasse reserva de mercado.

Para a coordenadora de Estruturação e Ordenamento de Produtos Turísticos da Adtur, Kleiryane Aguiar, a conquista trará maior fortalecimento da classe e novas oportunidades de trabalho. Com a proximidade da Copa do Mundo ela acredita que o bacharel de Turismo atuará diretamente nos projetos de turismo em conjunto com outros profissionais, provocando o reconhecimento e respeito da carreira.(Ascom Adtur)