Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Para garantir que o consumidor está levando para casa a quantidade que pagou pelo material escolar o Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem-TO) começou nesta quinta-feira, 26, a analisar os produtos que foram recolhidos, no início do ano, durante a Operação Especial Volta às Aulas.

Na Operação, foram coletados em papelarias e livrarias materiais como cadernos, colas, tintas, lápis de cor, etiquetas, resma de papel, entre outros. O metrologista, José Carlos Quaresma, detalha que é preciso constar no produto informações do quantitativo. “Para comprovar se a quantidade encontrada corresponde a indicada, será realizado exames quantitativos de acordo com as características de cada produto”.

Se o consumidor observar que o material escolar apresenta algum erro, a denúncia pode ser feita através do telefone da Ouvidoria do Ipem: (63) 3218-2076.

Quadro

No mesmo período do ano passado foram realizadas exames em 378 produtos. As fitas decorativas (fitas adesivas coloridas) tiveram 50% reprovação, as colas ocuparam o segundo lugar, com 20%, e por último, os cadernos com 11%deste item reprovados. Já a massa de modelar, agendas, giz de cera, lápis de cor, entre outros produtos, não apresentaram erros.