Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Tocantins tem hoje uma comunidade com mais de 15 mil pessoas, em sete cidades do Estado e, entre elas,as três maiores da região. Derivam da universidade pesquisas e ações importantes que influenciam o desenvolvimento e o crescimento de toda a região.Assim, a escolha de novos dirigentes assume impacto não só para a comunidade acadêmica, mas também para a população tocantinense.

Por isso é necessário um processo democrático e transparente. Nas universidades federais, os procedimentos para escolha de reitores têm como etapa final a nomeação pela Presidência da República. Mas isso não significa que o processo não seja democrático ou que não deva envolver cada um dos integrantes de uma comunidade acadêmica. Na UFT, até que a presidenta Dilma escolha quem será o novo reitor pelos próximos quatro anos será necessário que alunos, técnicos e professores acompanhem determinados passos.

Para tanto, a Seção Sindical dos Docentes (SESDUFT), o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT) e o Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos(SINTAD/UFT) vão verificar os nomes, com maior respaldo, a ocupar os cargos de Reitor e Vice-Reitor. Uma consulta eleitoral será realizada em todos os campi da UFT no dia 10 de abril. Na mesma data, após o encerramento, se iniciará a apuração dos votos. A Comissão Central deverá publicar o relatório conclusivo de suas atividades à Comunidade Acadêmica da UFT até o dia 13 de abril.

Inscrições

Poderão inscrever-separa Reitor e Vice-Reitor da UFT 2012/2016, docentes ocupantes dos dois níveis superiores da Carreira de Magistério Superior da UFT, ou aqueles que sejam portadores do título de doutor, neste caso, independentemente do nível ou classe do cargo ocupado. As inscrições de chapas para participação na pesquisa deverão ser efetuadas junto à Secretaria da Comissão Central, localizada na sede da SESDUFT, Campus de Palmas, no dia 13 de fevereiro de 2012, em horário comercial. A homologação final será divulgada até 17 de fevereiro pela Comissão Central.

Lista Tríplice

O resultado desta consulta será entregue ao Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da Instituição, que elaborará sua lista tríplice e publicará no site da UFT (http://www.uft.edu.br) até o dia 19 de abril e encaminhará ao Ministério da Educação (MEC) até dia 9 de maio.

Comissão Central

A Comissão Central (CC), responsável pela pesquisa eleitoral é composta por seis membros, sendo dois representantes do corpo docente, indicados pela SESDUFT; dois representantes do corpo discente, indicados pelo DCE/UFT; dois representantes do corpo técnico-administrativo, indicados pelo SINTAD/UFT. São respectivamente os professores Élvio Quirino Pereira e Albano Salustiano Pereira; os estudantes José Ribamar Noleto Junior,e Hiago Aravena e Silva; e os técnicos-administrativos Emerson Subtil Denicolie Raimundo Nonato Noronha Alves. (Ascom UFT)