Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em poucos meses o Estado do Tocantins deverá contar com novas explorações de minérios em suas terras. A informação foi dada pelo presidente da Mineratins – Companhia de Mineração do Tocantins, Dorival de Carvalho Pinto, nesta sexta-feira, 17. Segundo ele, as descobertas são de fosfato, em Arraias; e de zircônio, em Jaú do Tocantins; e as amostras coletadas já foram enviadas para análise.

“Nós terminamos nossa parte, que é a perfuração das áreas, e fizemos isso na região do fosfato, em Arraias; e em Jaú, na região da zircônia. Mandamos as amostras para serem analisadas no Canadá, pois foi o lugar mais barato que encontramos para realizar este processo”, afirmou o presidente, acrescentando que “o resultado das análises era inclusive para ter chegado no final de janeiro, mas devido a um contratempo no envio, houve este atraso, mas acredito que agora no início de março ele chegue. Com isso vamos cubar as jazidas e saber exatamente quanto temos de fosfato e de zircônia nestas regiões”.

Para o processo de exploração, o presidente afirmou que a Mineratins pretende abrir licitações para que uma terceira empresa faça o trabalho. “No caso de Arraias, acredito que poderá ser mais fácil, porque já existe uma empresa em implantação, a Itafós, que vai explorar o calcário daquela região e para eles, sem dúvida, será um bom negócio aproveitar estas novas jazidas”, concluiu Carvalho Pinto.