Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Representantes do Governo do Estado discutiram o andamento dos projetos de irrigação no Tocantins, com o secretário Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Ramon Rodrigues. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29, no gabinete do secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café. Além do secretário da Agricultura, também participaram do encontro o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo; o superintendente de Irrigação da Seagro, Diego Cavalcante e equipe técnica das pastas.

De acordo com o representante do Governo Federal, Ramon Rodrigues, a expectativa é que seja concluída toda a parte estrutural dos projetos São João (em Porto Nacional) e Sampaio (no Bico do Papagaio), ainda este ano. “O Ministério da Integração tem uma ampla carteira de projetos em parceria com o Governo do Tocantins, que tem demonstrado empenho com essas obras”, afirmou.

Segundo Rodrigues, é importante concluir esses projetos para que o Ministério possa fechar novas parcerias com o Governo Estadual. “Já temos estudos para novos projetos de irrigação para o Tocantins e acredito que nos próximos anos o Estado possa receber mais investimentos federais para desenvolver a agricultura irrigada”, informou.

De acordo com o secretário da Agricultura, Jaime Café, um dos projetos prioritários para o Governo é o Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Estado, que na primeira etapa deverá abranger os municípios de Pium, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

Projetos

Além dos projetos São João e Sampaio, os representantes do Governo Federal e do Tocantins também discutiram sobre o andamento do Projeto Manuel Alves (Dianópolis). Este é o projeto mais adiantado, pois já está com a parte estrutural praticamente completa.

Balanço

Segundo o superintendente de Irrigação da Seagro, o encontro foi muito proveitoso, pois os representantes discutiram diversas situações para avançar com os projetos de irrigação em andamento no Estado. “Foram feitos diversos ajustes com o Ministério, que são importantes para darmos celeridade aos projetos de irrigação”, avaliou. (Ascom Seagro)