Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O senador Vicentinho Alves (PR) teve requerimento aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na manhã desta quinta, 1º, convidando autoridades públicas federais e do Governo do Estado do Tocantins para debater as possíveis causas do elevado número de suicídios de índios da etnia Karajá, na Ilha do Bananal.

No documento, foram convidados o Procurador da República no Estado do Tocantins, Álvaro Manzano; o Secretário de Justiça do Estado do Tocantins, Djalma Leandro; o Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves; o presidente da FUNAI, Márcio Augusto Meira; o professor de Cátedra Indígena Internacional, Marcos Terena; e ainda representantes indígenas das etnias Karajá e Xerente - Iwraro Karajá e Ribamar Xerente.

“A audiência pública na CDH nos permitirá discutir em profundidade problemas, como o alcoolismo e o consumo de drogas, que têm crescido de forma assustadora nas aldeias indígenas em todo o Brasil, com consequências devastadoras para essas comunidades”, afirma Vicentinho.

A Comissão de Direitos Humanos ainda não definiu a data em que a audiência será realizada, mas o senador Vicentinho Alves já está tratando com o senador Paulo Paim, presidente da CDH, que se comprometeu a marcar audiência o mais breve possível. (Ascom Vicentinho Alves)