Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

As mulheres e seu posicionamento na sociedade foram o foco dos discursos das parlamentares durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na manhã desta quinta-feira, dia 8, na Assembleia Legislativa. Durante duas horas, as deputadas Amália Santana (PT), Solange Duailibe (PT), Josi Nunes (PMDB) e Luana Ribeiro (PR) abordaram questões como a participação feminina na política e no mercado de trabalho, o acesso aos programas de assistência à saúde e garantias de direitos.

Amália lembrou o episódio das operárias grevistas de Nova York, no ano de 1857, embrião do movimento internacional das mulheres trabalhadoras por direitos iguais. “Depois de séculos, enxergamos em companheiras próximos a nós a mesma garra e determinação daquelas mulheres”, destacou.

Já a deputada Solange frisou que a participação feminina na política é parte essencial da construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento. “Ampliamos a presença da mulher nos poderes legislativos e executivos, mas a participação ainda é tímida. Somos mais da metade do eleitorado e temos pequena representatividade na vida pública”, afirma.

Josi Nunes discorreu sobre a presença da mulher tocantinense no Legislativo Estadual. Ela citou os nomes das ex-deputadas Dolores Nunes (sua mãe) e Leide Pereira como precursoras no Parlamento Tocantinense. “Essas conquistas são resultados de décadas de lutas e têm contribuído para alcançarmos a tão sonhada igualdade de gênero”, disse.

Por último, Luana Ribeiro que presidiu a Mesa citou momentos e nomes relevantes da causa feminina e reforçou que a mulher já é maioria na sociedade. “Temos que buscar um ponto de equilíbrio quanto à participação e ao respeito aos direitos da mulher. E para isso é preciso lutarmos, cada vez mais, para ampliar a presença feminina em todos os setores da nossa sociedade”, concluiu.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação artística seguida por um coquetel servido para os homenageados, convidados, imprensa e servidores desta Casa de Leis. (Dicom AL)