Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), através da Unidade Saúde da Família (USF) 1.105 Sul, realiza blitz educativa de conscientização sobre os sinais de alarme da dengue entre as Quadras 1.003 e 1.105 Sul, das 7h de amanhã, terça-feira, 13.

“As pessoas estão acostumadas a receber informação sobre os lugares que o mosquito da dengue se desenvolve, mas poucas pessoas sabem realmente reconhecer os sintomas de alarme da dengue”, explica Josa Maia, coordenadora da USF 105 Sul.

Sinais de alarme

Dor abdominal, vômito persistente, queda brusca de temperatura, diminuição da urina e sangramento no nariz e boca, principalmente, são alguns sinais que exigem cuidados extra.

"A associação de dois ou mais sintomas desses sintomas, acompanhados de febre, exige atenção. É muito importante que a pessoa procure a Unidade de Saúde de referência assim que perceber o início dos sintomas, para que seja iniciado o monitoramento do caso e evitado um agravamento do quadro clínico do paciente", explica Adriana Victor, diretora de Atenção à Saúde.

Fluxograma de atendimento do paciente suspeito de Dengue

Na Unidade de Saúde, o paciente receberá a notificação, o Cartão de Acompanhamento do Paciente Suspeito de Dengue, orientações dos sinais de alarme e a guia de coleta de sorologia;Em caso de agravamento dos sintomas, o paciente deve retornar a Unidade de Saúde imediatamente;Após sete dias do início dos sintomas, o paciente deve dirigir-se ao laboratório para realizar o exame de sorologia;Para realizar a coleta, é necessário levar a notificação e o pedido de exame sorológico ao laboratório autorizado.