Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Ainda na sessão da manhã desta terça-feira, 13, o deputado José Roberto Forzani (PT), em pronunciamento feito na tribuna da Assembleia Legislativa, comentou sobre a suspensão do Programa de Crédito Fundiário, do governo Estadual. O programa é efetivado pela Secretaria Estadual da Agricultura, através da superintendência de agricultura familiar.

Segundo o deputado, o programa está suspenso por conta de diversas irregularidades encontradas em auditorias realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. “O Crédito Fundiário está suspenso pelo MDA por má-gestão do governo, depois que as auditrias encontraram irregularidades”, completou.

O deputado ainda destacou que os que mais perdem com a suspensão do Programa de Crédito Fundiário, são as famílias do campo, que deixam de receber os benefícios para tocarem suas pequenas produções. “Fato este que tem trazido incalculáveis prejuízos às famílias que querem contratar financiamentos junto o programa”, frisou.

Manifestação

Hoje pela manhã, um grupo de representantes dos produtores rurais se reuniu em frente da Assembleia Legislativa para manifestar pela liberação do programa de crédito fundiário. N ocasião, foi entregue um documento ao deputado do PT, para que fossem repassadas as demandas para o secretário da Agricultura, Jaime Café.

José Roberto ainda frisou que pretende marcar, inda para hoje, uma reunião com o secretário e os representantes dos produtores rurais, na tentativa de sanar os problemas. “Nós estamo tentando ainda hoje uma reunião com a Seagro para dar uma explicação para aquelas famílias”, finalizou.