Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante Sessão Solene nesta quarta-feira, 14, na Câmara de Palmas foram entregues Títulos de Cidadão Palmense ao ex-deputado Júlio Resplande e ao desembargador aposentado José Maria das Neves. A solenidade, bastante prestigiada, contou com a presença do vice-governador, João Oliveira, representando o governador Siqueira Campos, o secretário estadual das Missões Especiais, Darci Coelho, do secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Pedro Duailibe, dos deputados estaduais José Bonifácio (PR) e Josi Nunes (PMDB), do procurador-geral de Palmas, Antônio Luiz Coelho, representando o prefeito Raul Filho, do presidente do Ministério Público Estadual, procurador Clenan Renault de Melo Pereira, da presidente do Tribunal de Justiça,desembargadora Jacqueline Adorno, do defensor público geral do Tocantins, Marcello Tomaz de Souza, do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbieiro, além de outras autoridades, amigos e familiares dos condecorados.

O autor dos dois projetos de lei que concedeu os títulos, vereador José do Lago Folha Filho (PTN), destacou a admiração, respeito e gratidão que sente pelos os homenageados. “Não tenho a metade dos conhecimentos deles, mas nós palmenses devemos um pouco a estes homens tanto se engajaram nas áreas jurídicas e de segurança pública pela luta, desenvolvimento e consolidação do Tocantins. O que fizeram pelo Estado beneficiou Palmas e o que fez por Palmas beneficiou o Tocantins. O tempo não apagará vossas ações”, enfatizou. Ele ressaltou a discrição de Júlio Resplande que “atuou nas três esferas do Poder sem perder a sua simplicidade nata”.

Em agradecimento, Resplande falou em nome dos condecorados, emocionado sobre as carreiras juristas e sobre as decisões importantes que tiveram que tomar. “Assumimos a missão de cumprir o dever político-administrativo e social não apenas de Palmas, mas de todo o Estado, valorizando os interesses dos cidadãos de forma respeitosa. Nunca imaginamos que receberíamos esta honraria que tanto nos envaidece do Legislativo da mais nova Capital do país, que representa os anseios do povo e é o agente de transformações sociais”. Ao finalizar, ele mencionou algumas pessoas presentes à solenidade, reforçando a gratidão por todas as manifestações de carinho e apreço que ambos receberam neste dia especial.

O vice-governador relembrou o tempo que teve Júlio Resplande como colega parlamentar e o avaliou como um acervo de consulta jurídica e de conhecimento gerais. “Aprendi muito, ele foi um exemplo de oposição que apresentava a solução para os problemas apresentados. O Tocantins não é apenas de quem governa neste momento, é de todos nos que desejamos melhorar a qualidade de vida cotidiana. Estamos lutandopra ver uma saúde com qualidade, para não ver famílias passando fome, convocamos a sociedade para ajudar. Aquele que lutou pra independência do norte goiano. Parabenizo aos vereadores pela sensibilidade de referendar a importância desses homens se tornaram hoje efetivamente palmenses”.

Já os vereadores enalteceram a postura e a grandeza dos homenageados. Para Fernando Rezende (DEM), é nítida a vida ética, de competência e de empreendedorismo de homens que tanto contribuíram com o legado profissional de todos. O vereador Cavalcante (PSDB) comentou sobre os erros e acertos que cada um deve ter tido em tanto tempo de luta para representar os interesses da sociedade. “Esta é a maior honraria que esta Casa tem para oferecer para pessoas de conduta ilibada,” encerrou.

Os legisladores Bismarque do PT e Cirlene Pugliesi (PMDB) também expressaram o orgulho da concessão da comenda.“Percebe-se que a ousadia e experiência na militância política e jurídica de vocês são pautadas pela a intenção de servir à sociedade e para que todos os tocantinenses possam ter uma vida melhor”, disse Bismarque. A vereadora frisou que atos firmes e sérios são relevantes para qualquer sociedade. “O comprometimento faz com que se faça um Brasil melhor, um Tocantins melhor, uma Palmas melhor”, finalizou.

Durante o evento no plenário da Câmara Municipal foram executados os hinos Nacional e de Palmas pelos músicos Marcelo Bahia e Gercione Coutinho. A esposa de Júlio Resplande, Marlene Ferreira e a filha de José Maria das Neves, Ane Caroline, receberam flores como lembrança do Parlamento e os vereadores e os homenageados foram presenteados por kits institucionais estaduais. (Ascom Câmara de Palmas)