Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação (D/E) Rogério, Donizeti, Dona Raimunda e deputada Amália (D/E) Rogério, Donizeti, Dona Raimunda e deputada Amália

Os petistas de Buruti do Tocantins comemoraram os 32 anos do Partido dos Trabalhadores, numa grande festa realizada na noite deste último domingo, 18, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Na oportunidade, o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, ao lado da deputada estadual Amália Santana, da doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Tocantins, Raimunda Gomes da Silva (Raimunda Quebradeira), e do secretário estadual de Juventude do PT, Domingos Santos, lançaram o nome do funcionário público e presidente do PT de Buriti, Rogério Santos, como pré-candidato a prefeito.

“Sinto-me preparado para mais essa luta e por isso estou colocando meu nome à disposição do meu partido e do povo de Buriti. Eu tenho orgulho de fazer parte desse partido pelo bem que ele tem feito pelo nosso país e também pelo nosso município”, destacou Rogério Santos.

Uma das líderes das Quebradeiras de Coco da região do Bico do Papagaio, a doutora Honoris Causa Raimunda Quebradeira, ressaltou a importância da juventude na continuidade da luta dos trabalhadores. “É com muita alegria que estamos aqui lançando a pré-candidatura desse menino jovem que com certeza vai aguentar muita luta até chegar na minha idade. Fico alegre quando vejo a juventude se organizando a participando da política. Meu desejo é que os companheiros jovens tenham força e coragem para tocar nossa luta para frente e que quando chegarem ao poder lembrem do exemplo dos companheiros e companheiras de luta”, disse.

Já a deputada estadual Amália Santana afirmou: “assim como acertamos como o presidente Lula e com a presidenta Dilma vamos acertar também nessa região. Nós vamos trabalhar para reeleger os companheiros Ruidiard, em Axixá, e Claudiney, em São Sebastião, e também ampliar o nosso número de prefeitos, elegendo o Alberto em São Miguel, o Beto do Incra em Araguatins, o padre Amilton, em Esperantina e o Rogério aqui em Buriti”, afirmou a deputada Amália Santana.

32 anos

De acordo com o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, nos anos de 1970 e 1980 muitos “companheiros” perderam suas vidas na luta. “Muitos companheiros como é o caso do Padre Josimo, Nativo da Natividade, companheira Margarida, companheiro Porfírio que é desaparecido político, tombaram suas vidas na luta pelos direitos dos trabalhadores. Toda essa luta que fizemos até agora que muitos companheiros pagaram com a própria vida não foi em vão, foi para dar melhores condições de vida aos trabalhadores e trabalhadoras. Por que nos acreditamos que o povo emancipado é capaz de decidir seu futuro. Temos sim muito que comemorar nesses 32 anos e também continuar renovando o nosso partido”.

“Nós temos que lembrar o nosso passado para poder comemorar o pressente. Temos muito que comemorar até mesmo coisas simples, como fato de estarmos fazendo uma reunião do PT aqui no sindicato, antes nós tínhamos que nos esconder para poder reunir os companheiros e companheiras, com medo da polícia. Nós temos que agradecer a Deus por ainda estarmos vivos, muitos de nós morreram antes de colher o fruto dessa luta” destacou a petista histórica Dona Cícera.

Durante o evento foi apresentado um documentário contando a historia do partido dos trabalhadores, do ex-presidente Lula e da luta dos homens e mulheres que ajudaram a construir a história do Partido na região do Bico do Papagaio. Na oportunidade, o professsor e historiador, Dhiogo Rezende, apresentou uma palestra sobre Democracia e Cidadania.

Participação

O evento contou com a presença de sindicalistas, das representantes da Associação de Mulheres de Buriti e da Associação de Mulheres do Bico do Papagaio e também do vereador de São Miguel e coordenador da Macrorregional Bico II, Edilson Santos, do pré-candidato a prefeito pelo PT em São Miguel e Araguatins, Alberto Moreira e Beto do Incra, respectivamente, do filiado histórico do PT, Erminio Ferreira dos Santos, do vice-presidente do PT e presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Buriti, Francisco Gomes da Silva, do vice-prefeito de Buriti, Manoel Alves dos Santos, da professora da UFT, Cynthia Mara, do historiador, Erivelton Santos, e do chefe de gabinete da deputada Amália Santana, Milne Freitas. (Assessoria de Imprensa PT)