Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Nacim Borges

Durante apresentação das propostas de áreas para criação de unidades de conservação no Tocantins, realizada por técnicos do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade nesta última quarta-feira, 21, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, cobrou da instituição ampliação do diálogo com a Semades e a participação efetiva da Secretaria nos processos de criação de áreas protegidas no Estado, que sejam de iniciativa do Governo Federal.

“Não iremos aceitar a criação de unidades de conservação de forma unilateral, sem a participação do Governo do Estado”, declarou o secretário. Divaldo Rezende informou que esta posição representa a vontade do governador Siqueira Campos e do Fórum dos Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, onde, segundo ele, o assunto já foi discutido diversas vezes e a queixa pela imposição de determinados projetos do Governo Federal nos estados amazônicos é compartilhada por todos os nove estados da região.

De acordo com o secretário, é necessário que os interesses do Governo do Estado sejam avaliados e considerados como ponto fundamental em todo e qualquer projeto ambiental do Governo Federal que seja executado no Tocantins. “O mínimo que esperamos é que o Estado seja ouvido e que tenhamos a oportunidade de participar da formulação, formatação e execução dos projetos, já que institucionalmente somos responsáveis pela gestão deste setor e não temos medido esforços para avançar na implementação de políticas públicas que garantam o desenvolvimento dessa área aqui no Tocantins”, justificou.

O coordenador de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio, Marcelo Cavallini, avaliou como legítima as reivindicações do secretário Divaldo Rezende e disse que neste momento há uma sinalização bastante positiva para cooperação entre Governo federal e estadual no que diz respeito ao processo de criação de novas unidades de conservação. “Este é um bom momento para estreitarmos relações e prevermos ações conjuntas que caminhem no mesmo sentido”, declarou. (Ascom Semades)