Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Adotar mecanismos para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Foi com este propósito que o presidente regional do Partido Verde e pré-candidato à Prefeitura de Palmas deputado estadual Marcelo Lelis (PV) assinou, no Dia Mundial da Água, a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis durante evento realizado na noite desta última quinta-feira, dia 22, no auditório da Faet, em Palmas.

O evento deu início com a palestra de George Winnik, membro da Rede Nossa São Paulo e representante do Programa Cidades Sustentáveis que ao explicar os objetivos da mobilização, ressaltou a necessidade de colocar em prática todas a ferramentas propostas pelo programa em busca do desenvolvimento sustentável. “Nossa preocupação não é levantar um movimento bonito que todo mundo abraça. Nós precisamos fazer e saber como fazer. Este programa está alinhado com este grande desafio mundial que é de construir uma economia, um jeito de crescer e de viver mais voltado para sustentabilidade” disse.

Winnik detalhou em sua apresentação as diferentes etapas do programa e os caminhos para alcançar bons resultados. Eixos temáticos que abordam diferentes áreas da gestão pública, exemplos de boas práticas implantadas no Brasil e no mundo, diretrizes, indicadores e metas fazem parte da agenda propositiva do programa.

O representante disse ainda que além de pensar nos desafios, em ampliar essa consciência do desenvolvimento sustentável, simultaneamente o programa incentiva construir qualidade de vida nas cidades. “Pensar a sustentabilidade significa pensar como nós devemos crescer, melhorar a nossa vida hoje sem nos esquecermos do nosso ambiente, do local que nós vamos deixar para os nossos filhos, para os nossos netos, porque eles precisam encontrar um ambiente favorável de vida” ressaltou.

Representando a Fundação Verde Herbert Daniel, os membros da Executiva Nacional do PV José Paulo Tóffano e Ovídio Teixeira compareceram ao encontro e prestigiaram o compromisso firmado pelo PV regional e metropolitano. “É uma satisfação muito grande ver as pessoas que estão aspirando por um cargo terem hoje o viés da sustentabilidade. Ver em uma noite de quinta-feira um auditório lotado com pessoas que voluntariamente compartilham desse momento ao ver o PV assumir este compromisso em um dia tão importante como neste dia mundial da água” destacou Tóffano.

Sustentabilidade é felicidade

Presente no evento, a senadora Kátia Abreu (PSD) ressaltou em seu pronunciamento que a sustentabilidade vai além da questão ambiental. “Hoje esse conceito se amplia para a questão econômica, social e se pudéssemos resumir o que é sustentabilidade em uma única palavra, eu me atrevo a dizer que é felicidade. É viver de forma feliz para que todos os mecanismos, todas as situações se convirjam para um objetivo que é fazer com que as pessoas vivam melhor”.

No tocante à sustentabilidade, Kátia Abreu destacou ainda que é preciso pensar na preservação das riquezas e dos recursos naturais, sem deixar de lado a questões que envolvem a produção de alimentos, bem como tudo aquilo que as pessoas precisam nas cidades.

Compromisso assumido

Após a assinatura da carta, o pré-candidato a prefeito de Palmas deputado Marcelo Lelis ao fazer o seu pronunciamento destacou a importância do compromisso firmado em prol do desenvolvimento sustentável. “Essa já era a nossa intenção e a partir de agora passa a ser um compromisso ainda maior”.

Na ocasião, Lelis apontou que os recursos naturais no entorno de Palmas, como a serra de Lajeado, o lago, as cachoeiras possuem grande potencial para a prática do ecoturismo, do esporte, do lazer, mas que, no entanto, segundo ele, não está sendo devidamente aproveitado.

O pré-candidato reforçou em seu discurso que o ato de assinar a carta compromisso do programa faz parte também de uma série de ações do projeto “Palmas é você quem faz” que serão colocadas em prática a partir de agora. “Neste dia, no dia mundial da água, onde recebemos aqui o Programa Cidades Sustentáveis, onde assinamos este compromisso, marca o início do nosso trabalho de campo. A partir de agora, vamos rodar pelos bairros de Palmas, percorrer as regiões, ouvir as população, os segmentos da sociedade, vamos absorver as demandas de cada setor” disse acrescentando que reuniões temáticas também serão realizadas, a exemplo do encontro previsto para discutir os benefícios que podem ser gerados a partir da instalação da Ferrovia Norte Sul.

O deputado disse também que é uma das intenções do Partido Verde visitar outras capitais e demais cidades brasileiras com a intenção de conhecer de perto ações bem sucedidas e que estejam voltadas para a sustentabilidade e para a qualidade de vida das pessoas.

Marcelo Lelis concluiu suas palavras agradecendo a presença de todos e convidando a sociedade para participar da construção do plano de desenvolvimento que o Partido Verde pretende elaborar junto com os palmenses. “Essa tarefa é nossa, de todos nós, para que juntos possamos nos dedicar, nos empenhar, fazer essas reuniões, ouvir o que a população tem a nos dizer e principalmente fazer com este nosso projeto seja voltado para o desenvolvimento sustentável” finalizou.

PV nos municípios

Também assinaram a carta os pré-candidatos Leandro Rogério (PSL) da cidade de Aparecida do Rio Negro, João Batista pela cidade de Arguianópolis, o vereador Manoelzinho da Sucam de Miracema do Tocantins, Heman Carvalho de Goianorte e Braulino Ribeiro do município de Dois Irmãos. Além de pré-candidatos a prefeito e vereador, participaram do encontro representantes de diversos segmentos da sociedade, filiados do PV, diretórios municipais, vereadores, amigos e simpatizantes. (Assessoria de Imprensa)