Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em assembleia realizada na tarde, desta quinta-feira, 22 de março, no auditório do Cartório Eleitoral de Pedro Afonso, foi aprovado o Estatuto de criação do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental Delta do Tocantins, compostos pelos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. Na oportunidade o prefeito de Tupirama, Orlei Brito Alves (PMDB), foi eleito presidente da entidade. O vice-presidente será Julhão (PSD), prefeito pedrofonsino.

A cerimônia foi prestigiada por aproximadamente 30 pessoas dos três municípios. Participaram o prefeito de Bom Jesus, Jairton Castro (DEM), o gerente administrativo da usina da Bunge em Pedro Afonso, Humberto Delgado, integrantes Grupo de Trabalho Consorciado, do programa Comunidade Integrada, vereadores e secretários municipais, além do diretor de Manejo de Resíduos Sólidos da ATS – Agência Tocantinense de Saneamento, Flávio Vieira, e a coordenadora de Limpeza Urbana e Gestão de Aterros Sanitários da ATS, Kerllen Leandro.

O Consórcio Intermunicipal Delta do Tocantins pretende desenvolver ações e projetos que tragam desenvolvimento sustentável para os três municípios. A criação da entidade é fruto das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Consorciado, do programa Comunidade Integrada, formado por representantes do poder público, lideranças da sociedade civil de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins e da Bunge.

“Vamos nos esforçar para desenvolver junto com os demais prefeitos ações para desenvolver nossa região e dá qualidade de vida para os moradores de nossos municípios”, disse Orlei Brito Alves, informando que a primeira medida do consórcio será buscar recursos financeiros para construir um aterro sanitário em Pedro Afonso que também atenderá Tupirama e Bom Jesus. “Já temos a área doada pela Bunge e o projeto estrutural, agora vamos correr atrás dos recursos e trabalhar para acabar com os lixões a céu aberto”, pontuou o gestor tupiramense.

Humberto Delgado, representante da Bunge, afirmou que a empresa considera a criação do Consórcio Intermunicipal Delta do Tocantins de suma importância para os municípios e enalteceu o trabalho do Grupo de Trabalho Consorciado, que segundo ele, teve papel fundamental na concepção do consórcio.

Já o diretor de Manejo de Resíduos Sólidos da ATS, Flávio Vieira, lembrou que os municípios que estão organizados em consórcios terão prioridade na captação de recursos financeiros públicos para realização de obras de saneamento.

Na próxima quinta-feira, 29, será realizada uma nova assembleia para escolha dos membros da diretoria executiva e aprovação do orçamento do Consórcio Intermunicipal Delta do Tocantins. (Assessoria de imprensa)