Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A partir de agora, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins dispõe efetivamente de um ambiente para destinação apropriada dos animais silvestres resgatados ou apreendidos durante as ações de fiscalização. Na tarde desta quinta-feira, 22, o órgão ambiental formalizou convênio com o Instituto Ecos do Cerrado Brasil – Iecos Brasil, que estabelece parceria entre ambos para o desenvolvimento de ações de assistência aos animais da fauna tocantinense. A assinatura do termo aconteceu na sede do órgão, em Palmas.

Ao iniciar a cerimônia de assinatura do termo, o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, destacou o ganho que o órgão terá com a realização desse convênio. “Agora teremos finalmente um local adequado para destinar os animais que necessitam de cuidados especiais, o que representa para nós a segurança de estarmos contribuindo para a conservação das espécies ameaçadas”, afirmou.

Na ocasião, o secretário da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, avaliou de forma positiva o empenho que as instituições têm desenvolvido em prol de uma missão em comum, e enfatizou que ações como essa representam um ganho imenso para o Estado.

Para a bióloga e responsável pelo Iecos Brasil, Marissônia Lopes, a realização desse convênio constitui mais que apenas receber os animais vítimas de maus tratos, mas também uma estratégia de conservação da biodiversidade. “É uma forma de dar oportunidade para que os animais se reproduzam e, ao serem devolvidos à natureza, garantimos o equilíbrio biológico”, explicou.

Ainda de acordo com Marissônia Lopes, o instituto recebe, por meio do Projeto Aratama, diversos animais silvestres vítimas de atropelamento, sobreviventes de queimadas ou oriundos do tráfico e de demais ações resultantes da fiscalização dos órgãos como Naturatins e Cipama - Companhia Independente da Policia Militar Ambiental, além de também recepcionar os espécimes feridos em meio urbano, entregues voluntariamente por cidadãos sensibilizados.

Iecos Brasil

O Instituto Ecos do Cerrado foi fundado em dezembro de 2004 e tem como área de abrangência todo o Estado do Tocantins. Porém, sua historia começou bem antes disso, quando, em 2002, alguns de seus atuais membros já planejavam e executavam ações voluntárias de educação ambiental, elaborando projetos para proteção da fauna nativa e visando o desenvolvimento sustentável junto a comunidades rurais em Taquaruçu, no município de Palmas, e Araguacema, município localizado na APA Ilha do Bananal/Cantão, ambos no Estado do Tocantins. (Com informações do Iecos Brasil).