Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Com recursos na ordem de R$ 849 mil do Profaps – Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde, o MS – Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais organizou o Curso Técnico em Hemoterapia em âmbito nacional. No Tocantins, o curso foi lançado com aula inaugural na última segunda-feira, 26, na sede da ETSUS – Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, que é a formadora do curso.

Os professores e alunos foram prestigiados pela superintendente da ETSUS, Linvalda Rodrigues Henriques de Araújo, a superintendente de Atenção e Promoção à Saúde da Sesau – Secretaria de Saúde do Tocantins, Morgana Martins Santos, e a diretora da Hemorrede, Poliana Gomes Sousa Pimenta. A aula teve palestras no período da manhã e tarde sobre o desenvolvimento curricular do curso com a enfermeira Alcina Alves Lopes, e sobre a importância da hemoterapia para os serviços da Hemorrede com o biomédico Edimar Slingowschi.

A superintendente da ETSUS – Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, Linvalda Rodrigues Henriques de Araújo, destacou o compromisso da gestão com a formação dos alunos, “desde a liberação do servidor para participar das aulas até a infraestrutura necessária para o andamento do curso há um custo financeiro que arcamos, com o principal objetivo de qualificar o processo de trabalho”, disse.

A ETSUS contemplará 60 alunos com o Curso Técnico em Hemoterapia, que terá duas turmas nos pólos de Araguaina e Palmas. São profissionais do Estado que trabalham na Hemorrede (hemocentros e UCT’s – Unidade de Coleta), e inclusive profissionais de enfermagem que atuam na área de hemoterapia dos hospitais dos municípios de Araguaina, Augustinopólis, Colinas, Guaraí, Gurupi, Palmas e Porto Nacional.

Segundo Rosimar Nóia Batista, que trabalha há mais de 10 anos no hemocentro, “é uma honra ser aluna do curso”, que ela mesma ajudou a construir quando foi indicada pela Sesau para participar de uma oficina de planejamento do curso, promovida pelo MS, para mapear as competências do técnico em hemoterapia. “O curso vai proporcionar aos alunos uma oportunidade de acrescentar aprendizado teórico, e mesmo expandir o conhecimento do ciclo do sangue”, disse a técnica de enfermagem que trabalha na Sala de Coleta da Unidade de Coleta e Ambulatório de Hematologia anexo ao Hospital Geral Público de Palmas.

Curso

O Curso Técnico em Hemoterapia tem o objetivo do curso é melhorar os fluxos, capacitando as equipes que lidam com o ciclo do sangue, desde a captação até a transfusão.

A carga horária a ser cumprida é de 1.620 horas, sendo 1.200h de aulas teórico-práticas de segunda a sábado em horário integral, uma vez por mês, e 420h de estágio supervisionado. O curso conta com oito professores titulares, com formação profissional nas áreas de biologia, biomedicina, entre outras áreas da saúde.