Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para promover a Gestão dos Processos Educacionais e de Pesquisa voltados ao desenvolvimento dos trabalhadores no âmbito da Saúde do Tocantins, a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus) forma nesta sexta-feira, 14, às 17h, a primeira turma do Curso Técnico em Hemoterapia do Estado do Tocantins. As aulas oferecidas em Palmas contemplaram alunos de Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, além da Capital. A formatura acontece na Etsus.

O curso com 1.620 horas foi executado em parceira com a Hemorrede do Tocantins e teve como objetivo formar técnicos em hemoterapia com capacidade de enfrentar situações em constante mudanças e intervir no sentido de melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços hemoterápicos em instituições de saúde, atendendo aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O técnico em hemoterapia é um membro da equipe de saúde com atuação em serviços de hemoterapia, hemocentros, núcleo de hemoterapia, unidade de coleta e transfusão, centro de triagem laboratorial de doadores e urgência transfusional, realizando orientação; coleta; processamento e análise do sangue e hemocomponetes; procedimentos transfusionais podendo atuar, ainda, em bancos de sangue de cordão umbilical e placentário e outros tecidos biológicos.